quarta-feira, 8 de novembro de 2017

RANKING GOLEADORES PORTISTAS - Nº 216













JOSUÉ - Goleador Nº 216

Apontou 5 golos em 37 participações oficiais na equipa principal do FC Porto, durante duas temporadas ao seu serviço (2008/09 e 2013/14).

Josué Filipe Soares Pesqueira, nasceu no dia 17 de Setembro de 1990, em Ermesinde, no Concelho de Valongo, Distrito do Porto.

Trata-se de um jogador internacional português e como tal já referenciado neste blogue na rubrica «INTERNACIONAIS PORTISTAS», editado em 3 de Junho de 2014, onde constam as incidências principais da sua carreira, até então, que poderão ser recordadas clicando aqui.

Vou portanto, como habitualmente em casos similares, dar mais algumas achegas e proceder à actualização de informação acerca do atleta.
























Com o seu regresso ao plantel principal do FC Porto, na temporada de 2013/14, sob a égide do seu conhecido treinador Paulo Fonseca, Josué teve então ensejo de mostrar as suas qualidades técnicas, a sua fibra e sobretudo a sua mística de puro Dragão, colocada nas 4 linhas, sempre que a isso era solicitado.

Jogador empenhado, de elevada capacidade física, bastante concentrado, tacticamente rigoroso e disciplinado, sabia impor o seu futebol ríspido mas leal.

Começou por ser aposta de Paulo Fonseca nas 3 primeira jornadas do campeonato, tendo-se estreado a titular frente ao Vitória de Setúbal, no estádio do Bonfim, no dia 18 de Agosto de 2013, em jogo da 1ª jornada, com vitória portistas por 3-1, partida em que o FC Porto começou por estar a perder, começando a reviravolta, precisamente numa grande penalidade convertida por Josué, em cima do intervalo.

Voltaria a marcar na jornada seguinte, frente ao Marítimo, no Dragão, igualmente na cobrança de uma grande penalidade, mas desta vez a fechar a contagem (3-0).

As suas boas actuações despertaram a atenção do seleccionador nacional Paulo Bento, que o chamou, utilizando-o em 5 ocasiões (4 para jogos de qualificação para o Mundial/2014 e 1 amigável).

A foto que se segue, refere-se à sua titularidade no jogo da Champions League, disputado no Estádio do Dragão, em 26 de Novembro de 2013, frente ao Áustria de Viena, com empate a uma bola:
























A prova muito irregular do FC Porto na CL, bem como na segunda metade do campeonato português, acabaram por determinar a substituição do comando técnico, com a promoção de Luís Castro. O clima não era favorável e alguns jogadores padeceram disso mesmo. Terá sido o caso de Josué que foi menos utilizado pelo novo treinador.









Na temporada seguinte (2014/15), o novo técnico Julen Lopetegui não o acolheu no plantel e Josué passou por uma série de empréstimos. Primeiro nos turcos do Bursaspor (Julho de 2014 a Dezembro de 2015), depois no Braga (Janeiro a Junho 2016)e finalmente o Galatasaray (Julho de 2016 a Junho de 2017).

O seu vinculo com o FC Porto era válido até 2018, mas sem espaço no plantel, Josué decidiu sentar-se à mesa com os responsáveis portistas, conseguindo a rescisão e assinado posteriormente pelos turcos do Osmanlispor, seu actual clube.

Fontes: Arquivo do blogue e Zero.zero.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário