quarta-feira, 6 de setembro de 2017

RANKING GOLEADORES PORTISTAS - Nº 207













VINHA - Goleador Nº 207

Colocou a bola nas redes adversárias por 5 vezes em 19 participações com a camisola do FC Porto, ao longo de uma única época ao seu serviço (1993/94).

Alves Nilo Marcos Lima Fortes, imortalizado para o futebol com a alcunha de Vinha, nasceu no dia 6 de Novembro de 1966, na cidade da Praia em Cabo Verde, antiga Província Ultramarina portuguesa, que haveria de se tornar independente após a Revolução dos Cravos. Vinha optou então pela nacionalidade cabo-verdiana.

Chegou a Portugal para representar o Atlético C.P., na temporada de 1988/89. De estatura fora de comum para um jogador de futebol (muito alto, 1,93 m e muito magrinho), era um franzino gigante, porém, humilde, companheiro, trabalhador incansável e uma alma enorme.

Na Tapadinha ficou duas temporadas antes de se mudar para o clube onde viria a dar nas vistas e o haveria de tornar famoso, o Salgueiros.

A sua estreia (1990/91) coincidiria com a melhor fase vivida pelo popular clube portuense em toda a sua história, época em que terminaram na 5ª posição no Campeonato Nacional, que dava direito a participar na Taça UEFA na época seguinte.

Vinha sobressaía principalmente pela sua dádiva ao jogo, no seu aspecto desengonçado, às vezes trapalhão, mas muito dedicado e útil no que tocava a ajudar a equipa, sem a preocupação de ser protagonista.

























Terão sido estas qualidades, entre outras, que impressionaram de forma algo surpreendente o então treinador do FC Porto, o croata Tomislav Ivic, que pediu a sua contratação para a época de 1993/94.

A sua estreia oficial de Dragão ao peito aconteceu no dia 15 de Agosto de 1993, no Estádio das Antas, frente ao Benfica, em jogo da 2ª mão da Supertaça Cândido de Oliveira. Vinha não foi titular e só foi chamado ao jogo a partir do minuto 54, a substituir o jovem Toni, para fazer o golo da vitória (1-0), empatando assim a eliminatória, já que o FC Porto tinha perdido na 1ª mão pelo mesmo resultado, levando a decisão da entrega do troféu para uma finalíssima, que os Dragões haveriam de vencer uns meses mais tarde.

Na semana seguinte Vinha voltaria a ser carrasco do Benfica, quando o FC Porto recebeu, na primeira jornada do Campeonato Nacional, o seu rival de Lisboa. O gigante cabo-verdiano marcaria de cabeça o primeiro golo desse encontro que acabaria com um empate por 3-3. É desse jogo a imagem que se segue: 




























Confirmaria alguns meses mais tarde (3 de Maio de 1994) a sua vocação para marcar aos grandes de Lisboa, quando na Antas apontou um dos dois golos com que o FC Porto bateu o Sporting.

As suas características não lhe proporcionaram porém uma grande utilização, tendo participado apenas em 19 dos 54 jogos oficiais disputados pelos azuis e brancos, nas diversas competições, de tal forma que o técnico Boby Robson (que entrara a substituir Ivic, em Fevereiro de 1994), acabaria por dispensá-lo no final da temporada, tendo ainda alinhado nos últimos oito minutos da finalíssima da Taça de Portugal que o FC Porto venceu, frente ao Sporting (2-1).









Regressaria então ao Salgueiros, cumprindo mais 4 temporadas (1994/95 a 1997/98). Após a saída do clube de Paranhos teria ainda curtas passagens pelos escalões secundários do futebol português, nomeadamente pelo Paços de Ferreira (1998), Lousada (1998/99), Imortal (1999/2000) e Tirsense (2000/01).

Palmarés ao serviço do FC Porto (2 títulos):

1 Taça de Portugal (1993/94)
1 Supertaça Cândido de Oliveira (1992/93)

Fonte: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar

Sem comentários:

Enviar um comentário