quarta-feira, 26 de abril de 2017

RANKING GOLEADORES PORTISTAS - Nº 190













LISBOA - Goleador Nº 190

Fez balançar as redes adversárias por seis vezes em 41 participações com a camisola do FC Porto, durante as 3 temporadas ao seu serviço (1967/68 a 1969/70).

Alberto Lisboa Dias nasceu no dia 15 de Março de 1943, em Chaves, tendo começado a jogar futebol no clube da sua terra natal, o G.D. Chaves onde acabaria por fazer quase toda a sua carreira, à excepção das três temporadas em que representou o FC Porto.

Chegou à Antas na temporada de 1967/68, sob a orientação técnica do «mestre» José Maria Pedroto. Médio de formação, Lisboa não conseguiu impor-se como titular indiscutível, mas sempre que era chamado cumpria com grande entrega e determinação.

























A sua estreia oficial de Dragão ao peito aconteceu no dia 18 de Fevereiro de 1968, no Estádio das Antas, frente ao Tirsense, em jogo da 16ª jornada do Campeonato nacional, com vitória azul e branca, por 9-0. Lisboa apontou dois golos dessa goleada.

Nessa primeira temporada teve ainda o ensejo de contribuir para a conquista da Taça de Portugal, pelo facto de ter participado nos dois jogos dos oitavos-de-final, frente ao Covilhã, tendo até aberto o activo, no jogo da 1ª mão, disputado nas Antas, na goleada por 5-0. Na Covilhã, Lisboa voltou a ser titular na vitória por 4-0.

Lisboa ficou para a história do Clube, ao inaugurar a nova regra das substituições, que alargava a possibilidade aos jogadores de campo (antes só era permitido a do guarda-redes, quando lesionado). Foi exactamente no dia 8 de Setembro de 1968, no Estádio das Antas, no jogo da 1ª jornada do Campeonato nacional, frente ao Braga. Lisboa entrou a substituir Jaime (ver aqui).

Em baixo uma das fotos possíveis em que Lisboa foi titular:

































Na temporada 1970/71, Lisboa regressou ao Chaves para representar o clube flaviense por mais cinco épocas, colocando de seguida o ponto final na sua carreira, mais precisamente no final de 1974/75.

Faleceu em Julho de 2004, com 61 anos de idade.

Palmarés ao serviço do FC Porto (1 título):

1 Taça de Portugal (1967/68)

Fonte: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar.

Sem comentários:

Enviar um comentário