sexta-feira, 14 de abril de 2017

INTERNACIONAIS PORTISTAS (ESTRANGEIROS)













SUK - INTERNACIONAL ESTRANGEIRO Nº 74

Representou a selecção principal da República da Coreia (Coreia do Sul), até ao momento, por 11 vezes (1 como atleta do Ajax, 5 ao serviço do V. Setúbal, 4 enquanto atleta do FC Porto e 1 pelo actual clube, o Debreceni). Leva 4 golos apontados.

A sua estreia aconteceu no dia 7 de Setembro de 2010, em Seul, num jogo amigável frente ao Irão, com derrota por 1-0.

Voltaria a envergar a camisola da selecção, enquanto atleta do FC Porto, no dia 24 de Março de 2016, em Seogwipo, frente ao Líbano, em jogo de qualificação para o Mundial/2018, com vitória por 1-0, concretizando a sua 7ª internacionalização.

























Depois de ter passado pelos Sub17 e Sub19 da Coreia do Sul, em 2010 chegou finalmente à selecção principal, onde apenas foi utilizado num jogo. Voltaria a envergar a camisola da Coreia do Sul em 2015, quando jogava no V. de Setúbal, realizando 5 jogos de qualificação para o Mundial/2018.

Já de Dragão ao peito, esteve em 4 jogos, 1 de qualificação para o Mundial e os restantes de carácter amigável.

Em Agosto de 2016 foi também escolhido para representar a selecção Olímpica da Coreia do Sul, tendo sido utilizado nos três encontros do Grupo C, frente à congénere da Fiji, da Alemanha  e do México, com 3 golos da sua lavra, bem como nos Quartos-de-final, frente às Honduras, com derrota que terminou com o sonho da Coreia do Sul.

A imagem que se segue é referente a um dos jogos de qualificação para o Mundial/2018, disputado Hwaseong, frente ao Laos, com goleada coreana, por 8-0. Suk foi autor de um golo:





































Suk Hyung-Jun, nasceu no dia 29 de Junho de 1991, em Chungju, Coreia do Sul, tendo concluído a sua formação nas escolas do clube holandês do Ajax. Estreou-se por este clube na Liga holandesa na temporada de 2010/11.

Na época seguinte transferiu-se para o Groningen, também da Holanda, chegando ao futebol português em 2012/13, temporada em que apontou 4 golos em 14 jogos com a camisola do Marítimo. Em 2013/14 mudou-se para o Al-Ahli Jeddah, da Arábia Saudita, regressando ao futebol português já em 2014/15, para representar o Nacional da Madeira (19 jogos e 5 golos) e posteriormente, o Vitória de Setúbal (21 jogos e 5 golos). Em 2015/16 marcou 11 golos em 20 jogos, com a camisola do Setúbal, antes de se transferir para o FC Porto.

Classe, potência, apetência para fazer golos de belo efeito, força invulgar, velocidade, capacidade de desmarcação e envergadura física que lhe permite discutir com determinação cada lance, foram as principais características que impressionaram Julen Lopetegui (então treinador do FC Porto) a ponto de pedir à Administração da Sad portista a sua contratação no mercado de Inverno da temporada passada.

Foi utilizado em 14 jogos, deu algumas boas indicações, marcou 2 golos, mas não confirmou algumas das qualidades com que vinha referenciado.

Nuno E. Santo prescindiu dos seus serviços e acabou por sair, por empréstimo, para a Turquia, para defender a camisola do Trabzonspor, disputando 16 jogos sem marcar qualquer golo.

Em Fevereiro de 2017 a equipa turca dispensou-o e Suk assinou pelos húngaros do Debreceni, por empréstimo do FC Porto, clube com o qual mantém o vínculo até  2020.

Fontes: Zerozero.pt e Site oficial do FC Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário