quarta-feira, 8 de março de 2017

RANKING GOLEADORES PORTISTAS - Nº 183













DIOGO JOTA - Goleador Nº 183

Leva 7 golos apontados, nas 30 participações com a camisola do FC Porto, nos jogos já disputados nesta temporada (2016/17).

Diogo José Teixeira da Silva (Jota é o diminutivo de José), nasceu no dia 4 de Dezembro de 1996, em Massarelos, cidade do Porto.

Foi no Gondomar que começou a dar os primeiros pontapés na bola na temporada de 2005/06, com 9 anos de idade, clube onde fez a maior parte da sua formação. Começou como médio ofensivo e a marcar muitos golos.

Aos 16 anos foi contratado para integrar a equipa de juniores do Paços de Ferreira, onde continuou com a sua veia goleadora, pelo que depressa chegou à equipa principal.

Na sua primeira época como profissional (2014/15), apontou 4 golos em 12 jogos. Na temporada seguinte (2015/16), 14 golos em 35 jogos, que despertaram a cobiça do Atlético de Madrid, que o adquiriu no Verão de 2016 a troco de 7 milhões de euros e com contrato válido até 2021.

Realizou a pré-temporada com a equipa colchonera, mas o técnico Diego Simeone não o incluiu nas suas opções. 

Considerado um avançado móvel que pode desempenhar várias funções no ataque, com capacidade para jogar nas alas, mas também como segundo avançado e até mesmo ponta de lança, oferecendo a variedade táctica que Nuno E. Santo tanto aprecia, o FC Porto não enjeitou a oportunidade de o receber por empréstimo válido por uma temporada, mas com a opção de compra fixada em 22 milhões de euros, valor demasiado inflacionado, tendo em conta a sua juventude.

























Diogo Jota soma à versatilidade referida a sua capacidade de remate com os dois pés, de facto umas das suas melhores qualidades, para além da sua inegável qualidade técnica, como comprovam a beleza de muitos dos seus golos. Rapidez, facilidade de finta em progressão e irreverência própria da sua idade, são outras características que o fazem partir para cima dos adversários sem qualquer receio. Evidencia ainda uma boa visão de jogo e mostra velocidade de raciocínio e execução. Jota tem tudo para se tornar num caso sério no futebol português.

A sua estreia oficial de Dragão ao peito aconteceu no dia 10 de Setembro de 2016, no Estádio do Dragão, frente ao Vitória de Guimarães, em jogo da 4ª jornada da Liga NOS 2016/17, com vitória portista, por 3-0. O avançado saiu do banco aos 70 minutos a render Otávio.

A sua estreia como titular aconteceu em 1 de Outubro do mesmo ano, no Funchal frente ao Nacional da Madeira, em jogo da 7ª jornada. Jota estreou-se também a marcar, concretizando «apenas» e «só» três dos 4 golos com que os Dragões golearam a equipa insular. É desse jogo a imagem que se segue:
























Esse hat-trick valeu-lhe a titularidade por uma série de jogos consecutivos, mas a aquisição de Soares somada a uma pequena quebra de rendimento relegaram-no de novo para o banco, ainda que com uma utilização apreciável.








Resta acrescentar que Diogo Jota soma 16 internacionalizações nos escalões de formação: 9 Sub19, com 5 golos apontados; 6 Sub21/1 golo e 1 Olímpicos/1 golo.

Fontes: Arquivo do Blogue; site oficial FC Porto; ZeroZero.pt e site da FPF.

Sem comentários:

Enviar um comentário