quarta-feira, 1 de março de 2017

RANKING GOLEADORES PORTISTAS - Nº 182













IVÁN MARCANO - Goleador Nº 182

Apontou 7 golos em 100 jogos, com a camisola do FC Porto, ao longo das duas temporadas e meia que leva ao serviço do FC Porto (2014/15 até ao momento).

Iván Marcano Sierra, nasceu no dia 23 de Junho de 1987, em Santander, Espanha, tendo cumprido a sua formação no principal clube da sua terra natal, o Racing. Fez a sua estreia na equipa principal em Setembro de 2007, mas só em 2008/09 conquistou definitivamente o seu espaço na Liga Espanhola, alinhando em 43 jogos, tendo conseguindo três golos.

Transferiu-se para o Villareal no final dessa época, acabando por ser emprestado ao Getafe (2010/11) e posteriormente ao Olympiacos da Grécia (2011/12).

Contratado pelos russos do Rubin Kazan em Julho de 2012, voltou a representar o Olympiacos, por empréstimo, na segunda metade da temporada 2013/14, em que se assumiu como um dos esteios da defesa do emblema grego.

Atleta reconhecido pelo técnico basco Julen Lopetegui, Marcano foi reforço do FC Porto para 2014/15, assinando por 4 temporadas. Chegou de forma tardia ao plantel o que atrasou a sua afirmação.

























A sua estreia oficial de Dragão ao peito aconteceu no dia 21 de Setembro de 2014, no Estádio do Dragão, num estranho FC Porto-Boavista (0-0), disputado após um forte temporal, num terreno escorregadio, e em que ficou sozinho no centro da defesa, após a expulsão de Maicon, aos 25 minutos. Logo se evidenciou a tranquilidade com que está em campo e a forma como também trata bem a bola. 

É desse jogo, que contou para a 5ª jornada da Liga NOS 2014/15, a imagem da equipa titular que se segue:

























Essas características tornaram-se ainda mais vincadas a partir do momento em que passou a ser presença habitual no onze, na segunda metade da temporada de estreia (2014/15). Forte fisicamente e no jogo aéreo, para além de um bom posicionamento, Iván Marcano é particularmente eficaz na antecipação às pretensões do adversário e ainda tem tempo para ir lá à frente fazer uns golos, especialmente nas jogadas de bola parada.

Curiosamente, só se estrearia a marcar na temporada seguinte (2015/16), no dia 4 de Outubro de 2015, no Estádio do Dragão, frente ao Belenenses, na goleada de 4-0, em jogo da 7ª jornada da Liga NOS. Marcano apontou o último golo do encontro aos 88 minutos, na sequência de um canto apontado por Layún.






















Apesar de se estrear a marcar, a segunda temporada não lhe correu de feição, passando por algumas dificuldades, apesar de ter sido aposta quase constante quer de Julen Lopetegui, quer de José Peseiro. Apenas não foi utilizado em três encontros.

A sua inegável categoria ressurgiu em todo o seu esplendor na temporada actual, onde Marcano tem vindo a desempenhar um papel fundamental na defesa, que é no momento, a menos batida dos principais campeonatos europeus. Para além disso, já quase triplicou o número de golos obtidos.











Fontes: Arquivo do Blogue, Site oficial do FC Porto e Zerozero.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário