quarta-feira, 15 de março de 2017

RANKING GOLEADORES PORTISTAS - nº 166














SOARES - Goleador Nº 166 (Actualização)

Apontou 9 golos em 8 participações com a camisola do FC Porto, desde que chegou, nos últimos dias de Janeiro deste ano, na chamada janela de Inverno de transferências.

Francisco das Chagas Soares dos Santos, nasceu no dia 17 de Janeiro de 1991, em Sousa, município brasileiro localizado no interior do estado da Paraíba.

No Brasil, Soares passou por clubes como o Botafogo (Paraíba), Sousa e Centro Desportivo Paraibano, tendo chegado a Portugal para jogar no Nacional da Madeira, na segunda metade da época 2014/15. A primeira experiência no futebol português rendeu apenas dois golos em 14 jogos, registo que foi amplamente melhorado no segundo ano no clube insular: 14 golos em 35 jogos. Transferido para o Vitória de Guimarães na antecâmara da época em curso, foi ao serviço da equipa minhota que os números e sobretudo as exibições ganharam  maior relevo, tendo terminado a primeira metade da temporada com 9 golos em 22 partidas.

Soares assinou pelo FC Porto no dia 23 de Janeiro de 2017, tendo rubricado um contrato válido por quatro temporadas e meia, contemplando uma cláusula de rescisão no valor de 4 milhões de euros.

«Tiquinho» Soares, como também é conhecido, é mais um brasileiro que encontrou em Portugal a porta perfeita para dar os primeiros passos no sempre apetecível futebol europeu, mas o desempenho do possante avançado (1,84m e 90 kg) fazem dele mais do que um simples jogador.  À velocidade e à força, Soares alia uma técnica bem apurada, que encontra no seu pé direito o melhor intérprete. A raça e uma tremenda capacidade de luta são outras características que lhe são reconhecidas, essenciais para um jogador que se quer «à Porto».

























Foi chegar, ver e vencer. Depois de passar a primeira metade da temporada a necessitar de um ponta-de-lança que acrescentasse poder de fogo à equipa, muito dependente até então das qualidades do jovem André Silva, Nuno Espírito Santo não perdeu mais tempo. Na primeira oportunidade não hesitou em dar a titularidade ao novo reforço. Foi a estreia oficial de Soares com o emblema do Dragão ao peito, precisamente no dia 4 de Fevereiro de 2017, no Estádio do Dragão, frente ao rival Sporting, em jogo da 20ª jornada da Liga NOS 2016/17. Estreia de sonho já que o avançado brasileiro apontou os dois golos da vitória portista, por 2-0. É desse jogo a imagem que se segue:

























A verdade é que desde que chegou, ainda não parou de marcar (apenas ficou em branco nos dois jogos frente à Juventus). Num ápice, com os dois golos que marcou na passada Sexta-feira ao Arouca, Soares já contabiliza 9 golos em apenas 6 partidas para o campeonato, números que impressionam e que fazem do avançado, pelo menos para já, uma aposta ganha dos responsáveis portistas. A sua escalada neste ranking de goleadores portistas tem sido vertiginosa, deixando para trás, 18 dos atletas já aqui apresentados semanalmente para se instalar (à condição) no 166º lugar.











Fontes: Arquivo do Blogue e Site oficial do FC Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário