quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

RANKING GOLEADORES PORTISTAS - Nº 172













CARLOS MESQUITA - Goleador Nº 172

Apontou 7 golos em 18 jogos de carácter nacional, com a camisola da principal equipa do FC Porto, ao longo das 6 temporadas ao seu serviço (1930/31 a 1935/36).

Carlos Pereira Mesquita, irmão mais novo de Acácio Mesquita, também como ele começou a sua actividade de jogador em criança, nos infantis do FC Porto, clube onde fez toda a sua formação e se tornou sénior na temporada de 1930/31. Viria a ser praticante notável, para além do futebol, de hóquei em campo, atletismo e ténis, num período em que o amadorismo e o amor à camisola eram as principais imagens de marca.
























Recordo que nas temporadas em que este atleta evoluiu como sénior, as competições em Portugal estavam ainda a dar os primeiros passos. A disputa dos Campeonatos Regionais apuravam os clubes participantes no Campeonato de Portugal.

Carlos Mesquita teve bastante preponderância nos Regionais, tendo participado em 38 encontros com o belo registo de 44 golos da sua autoria, conquistando 6 títulos.

A sua estreia oficial na equipa principal dos Dragões aconteceu no dia 26 de Outubro de 1930, no Campo do Ameal, frente ao Salgueiros, em jogo a contar para a 1ª jornada do campeonato regional do Porto, com vitória portista, por 3-2, com um golo da sua lavra.

No Campeonato de Portugal a sua estreia foi no dia 17 de Julho de 1932, no Campo do Arnado, em Coimbra, frente ao Belenenses, em jogo da finalíssima, com vitória portista por 2-1, garantindo o 3º dos quatro títulos que o FC Porto conquistou nesta prova.
























Só em 1934/35 se começou a disputar o Campeonato Nacional, mantendo-se a disputa do Campeonato de Portugal nos mesmos moldes, tendo sido extinta em 1938/39 para dar lugar à Taça de Portugal.

Carlos Mesquita estreou-se no Campeonato Nacional (I Liga) em 24 de Fevereiro de 1935. no Estádio do Lima, frente ao Académico, em jogo da 6ª jornada, com vitória portista por 3-0.

O quadro abaixo é paradigmático quanto a estas duas primeiras provas de carácter nacional, com a curiosidade de na temporada de 1933/34, o FC Porto, após ter conquistado o 16º título regional, ter sido impedido pela A.F. do Porto de disputar o Campeonato de Portugal, por se ter negado a ceder jogadores à selecção regional, com vista a um jogo contra Lisboa.















Terminada a prática das modalidades a que se dedicou, Carlos Mesquita foi dirigente do Clube e um dos grandes entusiastas pela construção do Estádio das Antas.

Palmarés ao serviço do FC Porto (2 títulos):
1 Campeonato de Portugal (1931/32)
1 Campeonato Nacional (1934/35)

Fonte: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar

Sem comentários:

Enviar um comentário