quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

RANKING GOLEADORES PORTISTAS - Nº 171













MIGUEL LAYÚN - Goleador Nº 171

Apontou oito golos em 59 participações com a camisola do FC Porto, ao longo da época anterior (2015/16) e o que está decorrido da presente (2016/17).

Miguel Arturo Layún Prado, nasceu no dia 25 de Junho de 1988, em Córdoba, México. Começou a dar os primeiros pontapés na bola nas ligas infantis do Córdoba, onde sempre mostrou habilidade, disposição, atitude para o futebol e sobretudo bastante disciplina.

Aos 14 anos foi um dos escolhidos dos treinos de captação do Cruz Azul e aos 17 anos mudou para o Quéretaro. Teve uma pequena passagem pelo Tijuana, mas regressou para ser transferido para o Vera Cruz, clube onde se tornou profissional com 18 anos de idade.

Em 2009, com 21 anos, treinou três semanas à experiência na Atalanta (Itália). Ficou e fez dois jogos, tornando-se no primeiro jogador mexicano a jogar na Série A, mas voltou de imediato ao México, iniciando uma ligação de seis anos com o Club América, passando a ser chamado com regularidade à selecção mexicana.

Voltou à Europa na temporada de 2014/15 impondo a sua utilidade e polivalência no Watford, actuando em 21 jogos, alguns com performances bastante positivas.

Chegou ao FC Porto em cima do fecho do mercado, para a temporada 2015/16, na condição de emprestado com clausula de opção de compra no valor de seis milhões de euros.

























Julen Lopetegui, treinador portista de então, apreciou as suas qualidades e após um curto espaço de tempo para se integrar apostou nele como titular indiscutível.

A sua estreia oficial de Dragão ao peito aconteceu no dia 12 de Setembro de 2015, no Estádio Municipal de Arouca, frente à equipa local, em jogo da 4ª jornada da Liga NOS 2015/16, com vitória portista por 3-1. É desse jogo a imagem que se segue:
























A velocidade e o tiro de meia distância são algumas das armas deste lateral que nasceu destro, mas que por jogar várias vezes no lado oposto se tornou ambidestro e que desempenha com a mesma competência as zonas adiantadas no terreno, sobretudo como médio. Polivalência e versatilidade são mais duas das suas imagens de marca.

Layún é um jogador que reúne características várias e pouco comuns para quem ocupa aquela posição. Graças à sua excelente condição física, é capaz de fazer todo o corredor, num vaivém constante e incansável entre a defesa e o ataque, em que se incorpora com facilidade.Tecnicamente evoluído, não se limita a ir à linha para fazer uso do seu habitual bom cruzamento, também deriva para o centro para aplicar o seu poderoso remate que lhe tem garantido alguns golos.

Estas foram as principais razões para que os responsáveis portistas chegassem a acordo com o clube inglês para a transferência em definitivo, ao abrigo da tal clausula de opção de compra. Layún ficou com ligação contratual com o FC Porto até 2020.










Fontes: Site oficial do FC Porto e Zeroazero.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário