quarta-feira, 19 de outubro de 2016

GOLEADORES PORTISTAS - Nº 164













AMAURY - Goleador Nº 164

Apontou 8 golos em 30 jogos com a camisola do FC Porto, durante a época de 1965/66, única em que representou os Dragões.

Amaury da Silva, nasceu no dia 6 de Março de 1942, em Marília no Brasil. Começou a jogar futebol nas camadas jovens dos clubes da sua terra natal, tendo-se fixado, com 17 anos de idade na equipa principal da Associação Atlética São Bento de Marília. As suas boas performances levaram-no até à equipa principal do Guarani FC, de Campinas, dois anos mais tarde, onde assinou o seu primeiro contrato de jogador profissional. 

Jogador dotado de boa técnica individual e faro de golo, não tardou a representar a selecção do Brasil e a ser cobiçado por emblemas mais ambiciosos. Foi o Flamengo a ganhar a corrida pelo avançado brasileiro, onde jogou até Junho de 1965.

Chegou a Portugal no mês seguinte, na companhia do treinador Flávio Costa, com destino ao FC Porto.

























A sua estreia oficial aconteceu no dia 6 de Outubro de 1965, no Estádio das Antas, frente à equipa francesa do Stade Français, em jogo da 2ª mão, da 1ª eliminatória da Taça Cidades com Feira, com vitória portista, por 1-0.

Foi na altura considerado um dos grandes reforços do FC Porto na década de 60, mas a sua passagem pelo Clube foi efémero, face às qualidades acima da média, evidenciadas durante essa temporada e já há muito apreciadas do outro lado do Atlântico. 

Segue-se uma das fotos possíveis em que Amaury foi titular:
























A proposta irresistível  da equipa brasileira do Santos, levaram-no a regressar ao seu país no final da temporada.










Até ao final da sua carreira que aconteceu em Dezembro de 1972, ainda representou para além do Santos, o VI de Novembro Piracicaba EC, o Bangu AC, o EC Noroeste e finalmente a equipa mexicana do Atlas Gualadajara.

Fontes: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar e Worldfootball.net

Sem comentários:

Enviar um comentário