quarta-feira, 12 de outubro de 2016

GOLEADORES PORTISTAS - Nº 162 (ACTUALIZAÇÃO)













Hoje regressa esta rubrica com uma actualização nesta tabela dinâmica, que se encontra num patamar perfeitamente ao alcance dos atletas portistas em actividade (8/9 golos). Aliás, alguns dos actuais jogadores do plantel estão mesmo muito perto de lá chegar e quiçá de ultrapassar, provocando alguma instabilidade a este ranking, tornando-o cada vez mais sujeito a diversas actualizações e rectificações de posições.

É exactamente o caso de hoje, que fez com que Carlos Pereira, o último atleta portista apresentado nesta rubrica, perdesse o seu 162º lugar, com oito golos marcados para André Silva que já soma 9, depois do golo apontado no último encontro, frente ao Nacional da Madeira.

ANDRÉ SILVA - Goleador Nº 162

Apontou 9 golos em 25 participações com a camisola da equipa principal do FC Porto, durante a temporada passada e o que ocorreu da actual.

André Miguel Valente da Silva, nasceu no dia 6 de Novembro de 1995, em Baguim do Monte, Gondomar.

Começou a dar os seus primeiros pontapés na bola nas escolas de formação do Salgueiros, tendo passado pelo Boavista e Padroense, antes de chegar ao FC Porto na temporada de 2011/12, para concluir a sua formação.

Com credenciais de goleador bem definidas, nas camadas jovens dos Dragões, André Silva saltou para as capas dos jornais ao fazer um «poker» frente à Hungria, quando Portugal goleou a selecção magiar por 6-1, no Europeu Sub-19 de 2014. Fez a sua estreia na Segunda Liga pelo FC Porto B em 2013/14, participando em 21 jogos e marcando 3 golos, enquanto ainda jogava pelos Sub-19 portistas. No seu primeiro ano de sénior, na época de 2014/15, marcou 9 golos em 41 jogos, ao serviço dos «bês», na exigente Segunda Liga e na Premier League International Cup. A boa campanha valeu-lhe a presença no plantel principal para a época 2015/16.

Ainda muito jovem e com elevada margem de progressão, o avançado portista foi treinando com o plantel e enquanto não foi opção, aproveitado para jogar na equipa B onde as suas performances e os seus golos, continuaram a prometer uma carreira com futuro. Após um contributo notável e determinante para o inédito título da Segunda Liga, do FC Porto B, conseguiu também a promoção à equipa principal.

























A sua estreia oficial com a camisola da equipa principal do FC Porto, aconteceu no dia 29 de Dezembro de 2015, no Estádio do Dragão, frente ao Marítimo, em jogo da 1ª jornada do Grupo A, da Taça da Liga, com derrota por 1-3, sob a orientação técnica de Julen Lopetegui, que a foto abaixo documenta.
























Desde então e até final da temporada passou a ter mais oportunidades aparecendo como titular em mais sete partidas. O seu primeiro golo foi alcançado na última jornada do Campeonato nacional, no dia 14 de Maio de 2016, no Estádio do Dragão, frente ao Boavista, na goleada de 4-0. André foi o autor do último golo.

Na retina ficaram porém os dois golos da malograda final da Taça de Portugal, frente ao Braga, que deixaram água na boca.

Agora com o nº 10 nas costas, tem sido uma aposta regular do técnico Nuno Espírito Santo e não tem desiludido, bem pelo contrário. É um dos preferidos dos adeptos, que vêm nele mais um jogador «à Porto» e de grande futuro, como ficou bem patenteado nos últimos dois encontros pela selecção nacional A, em que apontou 4 golos, com um «hat-trick» frente às Ilhas Faroé.

De remate fácil, de cabeça bem levantada, de grande entrega ao jogo e de elevado espírito de sacrifício, André Silva é uma das grandes esperanças da sua geração numa posição em que, historicamente, Portugal não tem conseguido demonstrar grandes resultados.










Fontes: Arquivo do Blogue e site oficial do FC Porto.

Sem comentários:

Enviar um comentário