quarta-feira, 6 de abril de 2016

GOLEADORES PORTISTAS - Nº 115 (CORRECÇÃO)













NOTA PRÉVIA

Este ranking de goleadores portistas de todos os tempos é suportado pelo cruzamento de informação recolhida nas fontes a que tive acesso e que reputo de fidedignas, mas evidentemente sujeitas a erros. Sempre que detectados, imediatamente são aqui corrigidos para que o registo se torne o mais possível fiel à realidade dos factos.

Hoje porém, a correcção tem a ver com a deficiente recolha dessa informação, de que humildemente me penitencio e me levou a misturar indevidamente golos marcados por jogadores diferentes mas com nome idêntico.

Celso é o nome comum a dois jogadores brasileiros que actuaram no FC Porto em épocas diferenciadas. Ambos marcaram golos, um mais que o outro, e a falta de atenção da minha parte na compilação dos dados, acabou por originar o erro.

Descoberto o lapso, aqui estou a fazer a correcção, assumir «mea-culpa» e garantir o seu a seu dono.

CELSO - Goleador Nº 115

Apontou 16 golos em 96 participações oficiais com a camisola do FC Porto, durante as três temporadas ao seu serviço (1985/86 a 1987/88).

Celso Dias dos Santos, nasceu no dia 28 de Fevereiro de 1956, em Santos, no Brasil, ficando conhecido no mundo do futebol por Celso Gavião.

Iniciou a sua carreira no Botafogo de Ribeirão Preto, em 1975. Em 1978 representou o Fortaleza e no ano seguinte o Ferroviário.

As suas boas exibições fizeram despertar o interesse do futebol carioca, tendo sido contratado pelo Vasco da Gama, clube que representou entre 1980 e 1983, sagrando-se campeão estadual em 1982.

Antes de chegar à Europa passou ainda por outros três emblemas brasileiros. O Atlético Paranaense, o Santa Cruz e o Bahía.

Celso chegou ao Porto no Verão de 1985 e logo convenceu o treinador Artur Jorge que o fez alinhar na 1ª jornada do campeonato nacional, no dia 25 de Agosto desse ano, no Estádio das Antas, frente ao Benfica, com vitória portista por 2-0.

Possante fisicamente, boa colocação no terreno, preciso no passe de longa distância e exímio na marcação de livres directos, foi peça fundamental na conquista dos títulos nacionais e internacionais, nesse período de ouro da história portista.

























A foto abaixo foi tirada antes do início do jogo da final da Taça dos Clubes Campeões Europeus, disputado no dia 27 de Maio de 1987, no Estádio do Prater, em Viena de Áustria, frente ao poderoso e favorito Bayern de Munique, o momento mais alto da carreira de Celso, que esteve ligado ao segundo golo do FC Porto, ao protagonizar o lançamento longo para Madjer sobre a esquerda, aproveitando o argelino para, com a sua maestria cruzar com conta, peso e medida para a entrada vitoriosa de Juary, que assim selava a vitória por 2-1.




































Regressaria ao Brasil na temporada de 1988/89 para representar o Goiás, encerrando a sua carreira em 1992, com o emblema do Ferroviário.

Palmarés ao serviço do FC Porto (5 títulos):
2 Campeonatos nacionais (1985/86 e 1987/88)
1 Taça de Portugal (1987/88)
1 Supertaça Cândido de Oliveira (1985/86)
1 Taça dos Clubes Campeões Europeus (1986/87)

Fontes: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tavares e ZeroaZero.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário