segunda-feira, 8 de junho de 2015

GOLEADORES PORTISTAS - Nº 106












ÂNGELO SILVA - Goleador Nº 106

Apontou 17 golos em 11 jogos, com a camisola do FC Porto, durante as duas épocas ao seu serviço (1936/37 e 1937/38).

Ângelo Pinto da Silva, nasceu no dia 5 de Maio de 1919, em Belém do Pará, Brasil. Jogava na posição de avançado e teve uma passagem efémera pelo nosso clube, onde não fez mais de 20 jogos oficiais (9 dos quais no campeonato regional do Porto, prova em que marcou um total de 12 golos, na soma das duas temporadas).

Infelizmente não existem grandes referências a este atleta pelo que se torna complicado abordar os aspectos mais interessantes da sua carreira.

O que fica evidente é que, pelas estatísticas, parece ter sido um avançado muito interessante, bastante concretizador.





















Na falta de informações, parece estranho que tenha participado em tão poucos jogos, tendo em conta que o FC Porto disputou, nas duas temporadas em causa, um total de 39 jogos, das provas nacionais, mais 20 de carácter regional. Talvez o facto de nessa altura os Dragões terem nas suas fileiras o famoso Pinga, possa explicar de algum modo a sua fraca utilização.

A estreia com a camisola do FC Porto aconteceu no dia 11 de Outubro de 1936, no Campo da Constituição, frente ao Boavista, em jogo a contar para 1ª jornada do Campeonato Regional do Porto, com vitória portista por 2-1, com o segundo golo da sua autoria.

Já em provas nacionais a sua estreia aconteceu no dia 28 de Fevereiro de 1937, em Leixões, em jogo da 6ª jornada do Campeonato nacional, com vitória portista por 5-0, sendo dele o último golo.










No seu palmarés, enquanto jogador do FC Porto, conta apenas com dois títulos regionais.

Fonte: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar.

Sem comentários:

Enviar um comentário