quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

VITÓRIA CONCLUDENTE, COM MAIS UM "ARTISTA" DO APITO
















FICHA DO JOGO






























A vitória garantia desde logo a passagem às meias-finais da Taça da Liga, pelo que Julen Lopetegui optou por apresentar no onze inicial uma mescla de jogadores habituais (3) com outros mais utilizados nesta prova.























Como se esperava, o cariz do jogo não foi muito diferente dos demais disputados no Estádio do Dragão. A Académica, consciente da incontestável superioridade do adversário, apresentou-se com o seu clássico «autocarro» estacionado no seu último reduto.

Era pois uma questão de tempo, paciência e competência para chegar à baliza com êxito.

A verdade é que o golo portista não se fez tardar. Aproveitando um erro infantil do defesa Anibal Capela, Jackson Martinez captou a bola, ganhou posição e rematou em força, fazendo o primeiro da noite, logo aos 6 minutos do jogo.






















O golo cedo deixou a sensação que iria ser mais fácil que o previsto, só que a turma estudantil não desarmou o seu esquema puramente defensivo, dificultando ao máximo as investidas portistas.

Em jogo de sentido único, os Dragões puderam dedicar-se quase exclusivamente às acções ofensivas, muito baseadas na posse e circulação de bola, que caracteriza esta equipa, com algumas mudanças e aberturas para os flancos, onde Tello apareceu por duas vezes em condições de fazer golo, porém, a imaturidade do atleta acabou por retardar o segundo golo.

Nesta primeira parte em que o FC Porto voltou a falhar a eficácia do remate, só houve a registar mais uma «artistada» da equipa de arbitragem, chefiada por um tal de Tiago Martins, recentemente agraciado com as insígnias da FIFA, sem se perceber muito bem porquê (grande padrinho!), uma vez que ainda não apitou qualquer jogo das equipas grandes, no Campeonato Nacional, o tal que assinalou a grande penalidade contra o Famalicão, frente ao Sporting, para a Taça de Portugal, numa bola que foi defendida com o peito pelo defesa famalicence. Desta vez, iam decorridos 41 minutos, transformou uma grande penalidade clara, cometida bem nas suas fuças, sobre Jackson Martinez, numa pretensa simulação, com a mostragem de um ridículo cartão amarelo! Mais um que estudou na mesma cartilha!

Depois do intervalo a equipa portista manteve o cariz do jogo com Tello a voltar a desperdiçar dois lances de golo.

O segundo golo surgiria aos 59 minutos, na sequência de um canto marcado por Tello, do lado esquerdo, para o vértice da pequena área, onde surgiu Jackson Martinez, que de calcanhar iludiu o guardião Cristiano, Grande golo!




















O técnico portista aproveitou então para fazer descansar o Chá Chá Chá, metendo o jovem Gonçalo Paciência no seu lugar. Desinibido, Gonçalo protagonizou, dez minutos depois, um remate forte e perigoso bem parado por Cristiano.

A Académica já não tinha mais nada a perder, soltou-se um pouco, procurando aparecer mais perto da área portista. Aos 72 minutos, num rápido contra-ataque que apanhou a defesa portista descompensada, Mbala reduziu para 2-1.

O jogo ganhava assim novo elan com a possibilidade da Académica poder ainda discutir o resultado, só que 3 minutos depois Gonçalo Paciência reduziu a pó todas essas veleidades marcando um excelente golo, depois de trabalho individual de grande qualidade.























Pouco depois voltaria a ser protagonista ao ser travado em falta, dentro da área de rigor, dando lugar à marcação da respectiva grande penalidade, que desta vez o árbitro não sonegou.

Evandro, com a sua já habitual classe e presença de espírito não perdoou, fixando o resultado final.

























Vitória normal num jogo agradável, contra um adversário muito fechado e com alguns desempenhos acima da média. O meu destaque vai para a excelente exibição de Rúben Neves, que jogou a trinco, com uma eficácia, classe e maturidade que fizeram dele o melhor jogador em campo. Sempre bem colocado, irrepreensível no passe, visão de jogo formidável, desmarcações oportunas, enfim, encheu-me as medidas de tal modo que, a jogar como hoje, mete Casemiro no bolso.

Gostei também da performance de José Ángel, especialmente a atacar, mas menos bem a defender, especialmente na parte final do encontro, talvez a acusar algum desgaste das constantes subidas pela sua ala.

Destaque igualmente para Jackson Martinez, que com estes dois golos se tornou o melhor marcador de golos, no Estádio do Dragão.




















Também para o jovem Gonçalo Paciência, pela sua prometedora exibição e pela estreia a marcar com a camisola portista, na equipa principal.

O FC Porto concluiu assim a 3ª fase deste troféu, no 1º lugar do Grupo D, com o registo de 4 jogos, 3 vitórias e 1 empate, 9 golos marcados e 3 sofridos, acumulando 10 pontos.

A meia final será disputada contra o Marítimo, no Funchal.

Sem comentários:

Enviar um comentário