quarta-feira, 20 de agosto de 2014

VITÓRIA IMPORTANTE NA LUTA POR UM LUGAR NA CL















FICHA DO JOGO


























EQUIPA TITULAR
Da esquerda para a direita, em cima: Fabiano, Indi, Jackson, Danilo, Casemiro e Maicon; em baixo: Óliver Torres, Alex Sandro, Herrera, Rúben Neves e Brahimi

FC Porto conseguiu um triunfo importante na sua deslocação ao terreno do Lille, ganhando assim vantagem para o jogo da 2ª mão, que vai decidir quem avança para a fase de grupos da Champions League.

Julen Lopetegui fez alinhar uma equipa muito povoada no meio campo com apenas Jackson lá na frente e cedo tomou conta das operações, desfrutando de uma percentagem esmagadora de posse de bola, mas sem criar reais situações de golo.

A equipa francesa, ciente da menor qualidade da sua equipa, recuou muito no terreno, preferindo defender em bloco e esperar poder explorar algum erro portista. Erro que efectivamente aconteceu, já muito perto do intervalo, mas felizmente mal aproveitado por Corchia, que com tudo para facturar, atirou sobre a barra, desperdiçando a melhor oportunidade de golo da primeira parte.

No segundo tempo os azuis e brancos entraram mais ameaçadores e a construir jogadas ofensivas melhor delineadas que levaram algum perigo à baliza francesa onde Enyeama começou a brilhar.

Porém, ao minuto 61 não foi capaz de evitar o golo portista. Cristian Tello, acabado de entrar para o lugar de Brahimi, hoje menos exuberante, combinou bem com Rúben Neves, centrando para um  excelente cabeceamento de Jackson, superiormente parada pelo guardião contrário, sobrando a bola para Herrera, que na passada recargou para o golo.





















A turma do Lille procurou reagir mas os Dragões souberam guardar a vantagem e controlar o adversário até final da partida.

Destaques para a estreia do «menino» Rúben Neves, que depois de ter tornado no jogador mais jovem de sempre a marcar pelo FC Porto, passou a ser também o jogador português mais novo de sempre a jogar na Liga dos Campeões, batendo o recorde que era de Cristiano Ronaldo. Também para as exibições de Maicon (apesar de implicado com a falha defensiva que podia ter dado o golo do Lille, na primeira parte, de Alex Sandro, de Herrera e Óliver Torres.

A 2ª mão via disputar-se na próxima Terça-feira, no Estádio do Dragão.

1 comentário:

  1. @ Rui

    caríssimo,

    concordo com a análise feita, reforçando as ideias de que (i) ainda estamos no "intervalo" de uma partida de (pelo menos) 180' e de que (ii) apesar de ter sido apenas a segunda partida oficial, já nos apresentámos num nível bastante aceitável para um encontro de Champions (e com alguns conceitos tácticos que revelam um bom "trabalho de casa", ao contrário de um passado recente e com o qual se quer cortar radicalmente).
    infelizmente ainda há quem não o tenha percebido (o que não é, de todo!, o caso...)

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar