segunda-feira, 9 de junho de 2014

GOLEADORES PORTISTAS - Nº 59












DERLEI - Goleador Nº 59

Apontou 39 golos em 80 jogos em que participou com a camisola do FC Porto, durante as três temporadas ao seu serviço (2002/3 a 2004/05).

Vanderlei Fernandes da Silva, conhecido no futebol pelo nome de Derlei, nasceu em 14 de Julho de 1975, em São Bernardo do Campo, Estado de São Paulo, Brasil.

Começou a sua carreira de futebolista profissional no América FC, de Natal, no ano de 1994, com apenas 19 anos de idade, clube que representou até 1996, mudando-se posteriormente para o Guarani FC, onde esteve alguns meses de 1997 e outros ainda no Grémio Mauaense, num período de alguma instabilidade que o obrigou deambular ao sabor das oportunidades que lhe iam surgindo. Regressou em 1998 ao Guarani, mas por pouco tempo, já que em 1999 passou a representar o Madureira, do Rio de Janeiro.

A sua chegada a Portugal deu-se na temporada de 1999/2000, para cumprir contrato com o União de Leiria, clube onde começou a a ganhar notoriedade e a despertar a cobiça dos emblemas mais representativos do futebol nacional.

Avançado irrequieto, lutador, felino, rápido, oportunista e concretizador, características que lhe proporcionaram a alcunha de «Ninja» e não escaparam aos olheiros do FC Porto, nem ao seu treinador na equipa de Leiria, José Mourinho, que fez questão de lhe reservar um lugar no plantel portista, aquando da sua mudança para os Dragões, assinando contrato válido a partir da temporada 2002/03.






















A sua estreia oficial, de azul e branco vestido, aconteceu no dia 25 de Agosto de 2002, no Estádio das Antas, frente ao Belenenses, jogo a contar para a 1ª jornada do campeonato nacional, cujo resultado se quedou por um empate a duas bolas.

Foi chegar, ver e vencer. Não só ganhou a titularidade como também contribuiu de forma decisiva para uma época de sonho, vencendo as três competições em que o Clube participou (Taça UEFA, Campeonato Nacional e Taça de Portugal).

A temporada seguinte voltou a ser de sucesso retumbante, começando com a vitória da Supertaça Cândido de Oliveira, seguida de mais um Campeonato nacional, fechando com chave de ouro, na prova rainha do futebol europeu, a conquista da Liga dos Campeões Europeus, em Gelsenkirchen, final que chegou a estar em risco para Derlei, face a uma lesão que o afastou dos relvados por cerca de 6 meses.

A pré-época que se seguiu foi de assédio quase interrupto aos jogadores do FC Porto, pelos emblemas mais endinheirados do futebol europeu. Alguns nomes sonantes saíram, outros foram preservados pelos responsáveis portistas que não pretendiam ver desmantelada uma equipa que tão boa conta dera de si. Derlei pertencia a este último grupo de jogadores, cuja maior parte ficou algo contrariada e muito desmotivada, provocando mal estar e alguma desestabilização no seio do plantel azul e branco.

Apesar de tudo, a época de 2004/05 começou com mais um triunfo na Supertaça CO e prosseguiu em Dezembro de 2004 com a conquista da Taça Intercontinental, troféus que Derlei ajudou a vencer.








Mas a insatisfação de Derlei era crescente. Vira sair colegas com contratos fabulosos e achava que também tinha esse direito. Assim, perante uma proposta quase irrecusável de 7 milhões de euros, aliada ao mau estar que o atleta estava a causar, os responsáveis portistas não hesitaram e, no mercado de Inverno, acederam à sua transferência para o Dínamo de Moscovo.

Mas na Rússia, Derlei não foi o mesmo jogador. Inadaptado ao clima e ao ambiente moscovita, o atleta acabou por não corresponder às expectativas e foi emprestado ao Benfica para jogar a temporada 2006/07, onde não passou de uma sombra.

Na temporada seguinte transferiu-se para o Sporting, onde voltou a recuperar algumas das qualidades que o haviam evidenciado, contribuindo para a conquista de uma Taça de Portugal e duas Supertaças CO.

No final de 2008/09 regressou ao Brasil para representar o Esporte Clube Vitória, mudando-se mais tarde para o Madureira Esporte Clube, onde terminou a sua carreira, no ano de 2010.

Palmarés ao serviço do FC Porto (7 títulos):
1 Liga dos Campeões Europeus (2003/04)
1 Taça UEFA (2002/03)
1 Taça Intercontinental (2004)
2 Campeonatos Nacionais (2002/03 e 2003/04)
1 Taça de Portugal (2002/03)
1 Supertaça Cândido Oliveira (2004 - edic. 2002/03)

Fontes: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar e ZeroZero.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário