segunda-feira, 19 de maio de 2014

GOLEADORES PORTISTAS - Nº 56












LOURENÇO - Goleador Nº 56

Apontou 39 golos em 87 jogos, com a camisola do FC Porto, em competições de carácter nacional, nas 6 temporadas em que esteve ao seu serviço (1942/43 a 1947/48).

José Lourenço Ferreira Barbosa nasceu em 26 de Setembro de 1922, no Porto.

Estreou-se oficialmente na equipa sénior do FC Porto, em 11 de Outubro de 1942, no Campo do Bessa, Porto, frente ao Boavista, em jogo a contar para a 1ª jornada do Campeonato Regional do Porto, com vitória portista, por 0-3 e último golo da sua autoria. 

Nessa temporada voltaria a ser utilizado apenas mais uma vez, na 7ª jornada da mesma competição, frente ao Leixões, no Campo de Santana, com nova vitória portista, por 2-3. O treinador era o húngaro Lipo Herczka.























Lourenço foi bastante utilizado no Campeonato Regional, nas temporadas seguintes, participando em 30 jogos nos quais apontou 27 golos. Foi campeão regional por 5 vezes.

A nível nacional a sua primeira aparição com a camisola azul e branca aconteceu em 28 de Novembro de 1943, no Estádio do Lima, frente à Académica de Coimbra, com vitória portista por 3-2.

Fez parte da equipa que derrotou a considerada melhor equipa do Mundo, naquela altura, o Arsenal de Londres.


Depois de deixar os Dragões, Lourenço ingressou no Boavista FC, onde se sagrou campeão nacional da II Divisão, terminando a sua carreira no SC Cruz.

Fonte: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar

Sem comentários:

Enviar um comentário