quarta-feira, 30 de abril de 2014

DRAGÃO CATEDRÁTICO - SABIA QUE...
















... foram 441, os atletas que com a camisola do FC Porto contribuíram para o seu magnífico palmarés, num total de 74 troféus, conquistados pelo futebol principal do Clube e que faz dele o mais titulado de Portugal?

Conheça o Top Ten desta panóplia de jogadores que escreveram em letras de ouro belas páginas da história portista:






























Neste lote dos 10 jogadores com mais títulos conquistados, enquanto jogadores do FC Porto, ressalta desde logo o facto de apenas um deles estar em actividade e fazer parte do plantel actual (Helton), mas existem outras curiosidades:

Dois guarda-redes (Baía e Helton), um defesa direito (João Pinto), dois defesas centrais (Aloísio e Jorge Costa), dois médios defensivos/trincos (André e Paulinho Santos), um médio ofensivo (Semedo), um médio ala (Jaime Magalhães) e um ponta-de-lança (Domingos);

Vítor Baía o que mais épocas representou o FC Porto (17), João Pinto (16) e Jaime Magalhães (15). Todos os outros mais de 10, excepto Helton que leva 9 temporadas de azul e branco;

O mais antigo, aquele que apareceu primeiro no plantel principal foi Jaime Magalhães, que se estreou em 24 de Agosto de 1980. João Pinto estreou-se em 1 de Dezembro de 1981 e Semedo em 6 de Novembro de 1983.

Fontes: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar; ZeroZero.pt; Arquivo deste Blogue e Base de dados actualizados de Rui Anjos.

Sem comentários:

Enviar um comentário