segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

GOLEADORES PORTISTAS - Nº 39













FRANCISCO NÓBREGA - Goleador Nº 39

Apontou 50 golos em 296 jogos oficiais com a camisola do FC Porto, durante as doze temporadas em que esteve ao seu serviço (1962/63 a 1973/74).

Francisco Lage Pereira da Nóbrega, nasceu no dia 14 de Abril de 1942, em Vila Real. Foi um produto das escolas de formação do FC Porto, tendo chegado à equipa principal na temporada de 1962/63, depois de uma temporada cedido por empréstimo ao FC Tirsense.

























A sua estreia oficial na equipa principal aconteceu em 26 de Setembro de 1962, no Estádio do Bonfim, contra o Vitória de Setúbal, em jogo a contar para a 1ª mão, da 1ª eliminatória da Taça de Portugal, com derrota portista, por 2-0.

Na sua primeira época a sua utilização foi escassa. O técnico húngaro Janos Kalmar, chamou-o para disputar apenas os dois primeiros jogos do campeonato nacional, 5 dos 9 jogos da Taça de Portugal e 1 dos dois jogos da Taça das Cidades com Feira.

Na temporada seguinte, o mesmo técnico fez uma aposta clara nas suas qualidades e Nóbrega correspondeu com a época mais realizadora, em termos de golos marcados (16).

Mas, foi curiosamente em 1966/67 que o extremo-esquerdo azul e branco realizou as melhores exibições da sua carreira, cotando-se como um dos jogadores portistas que mais assistências realizou para golo. Djalma, o ponta-de-lança do FC Porto, da altura, foi o principal beneficiário logrando sagrar-se o melhor marcador da equipa durante esse período.

O final da época 1967/68 marcou o ponto alto dessa geração de jogadores do FC Porto. O Clube conquistou a Taça de Portugal e Nóbrega foi um dos principais protagonistas dessa final ao marcar um dos dois golos com que o FC Porto derrotou o Vitória de Setúbal, no Jamor. 2-1 foi o resultado final.

No início da década de 70, Nóbrega começaria a ser utilizado com menor regularidade no «onze». Ainda assim permaneceria nas Antas até ao final da época de 1973/74. Com 31 anos ainda realizou alguns jogos na sua última época ao serviço do FC  Porto.


O extremo esquerdo portista representou a Selecção nacional principal por quatro vezes, com estreia a 15 de Novembro de 1964, no Porto, contra a Espanha (vitória por 2-1 e despediu-se a 12 de Novembro de 1967, também no Porto, frente à Noruega (vitória por 2-1).




















No final da temporada de 1973/74, ingressou no clube da sua terra natal, o SC Vila Real.

Palmarés ao serviço do FC Porto (1 título):
1 Taça de Portugal (1967/68)
Fontes: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar; FC Porto - Figuras e Factos 1893-2005, de J. Tamagnini Barbosa e Manuel Dias; European Football.

2 comentários:

  1. Rui :

    Um jogador leal e dedicado . Excelente profissional !

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Ainda fez uma excelente época em 73/74, a última ao serviço do FC Porto.

    Terá realizado o seu último jogo oficial pelo Porto em 19 de Maio de 1974, na 30.ª e última jornada do Campeonato Nacional, no Estádio do Mar contra o Leixões. Foi substituído por Júlio num jogo em que perdemos 0-2 e ainda disputávamos o 3.º lugar com o Vitória de Setúbal. (fonte Almanaque FC Porto)

    Possivelmente, como era tradição naqueles tempos, terá havido um jogo de homenagem ao Nóbrega, apesar de ele ter continuado a jogar futebol no SC Vila Real, clube da sua terra natal. Alguém sabe?

    ResponderEliminar