sábado, 30 de novembro de 2013

A DERROTA ANUNCIADA















FICHA DO JOGO


























EQUIPA TITULAR































Da esquerda para a direita, em cima: Helton, Fernando, Mangala, Jackson Martinez, Maicon e Danilo; Em baixo: Quintero, Josué, Lucho Gonzalez, Alex Sandro e Silvestre Varela.

O FC Porto andava já, de há uns três, quatro jogos atrás, a deixar indicações de que a primeira derrota no campeonato, era só uma questão de tempo. Perguntava eu, se bem se lembram, como título do lançamento deste jogo, que Porto íamos ter em Coimbra, os «empatas», ou?... Ora as reticências foi a forma mais simpática que encontrei para evitar escrever PIOR.

O mau momento que esta equipa, treinada por Paulo Fonseca, atravessa é já indisfarçável e preocupante. A cada jogo, a produção negativa tem vindo progressivamente a aumentar, com a prática de um futebol sem fio de jogo, sem ligação, sem criatividade, sem talento, sem ponta por onde se pegue. Da baliza à extrema esquerda, não se salva ninguém. Estão todos solidários e empenhados em demonstrar qual deles consegue fazer pior. Assim não dá.

A jogar contra uma das equipas mais fracas do campeonato, os jogadores azuis e brancos, nunca conseguiram tomar conta do jogo. Foram um grupo de jogadores completamente desligados, sem arte nem engenho. Um conjunto desafinado, incapaz de criar dificuldades à equipa contrária. Hoje houve de tudo que já tínhamos visto antes e muito mais, no mau sentido, pois claro. Desde a abébia defensiva que custou mais um golo sofrido, até a um penalty displicentemente falhado, passando por remates embrulhados, pelos feitos na atmosfera, por fazer a bola sair sobre a barra, depois de um remate a dois palmos da linha de golo, foi um fartote!























No turbilhão de tanta mediocridade, o que fica para a história é o fim de um ciclo de 53 jogos sem perder para o campeonato, a primeira derrota frente à Académica, em Coimbra, ao fim de 43 anos e, mais do que provável, a perda da liderança do campeonato.

A pergunta que fica é, para quando um jogo do FC Porto que nos encha as medidas? Tem a palavra o treinador Paulo Fonseca, um treinador confiante nas suas ideias, nas suas convicções e que não se deixa influenciar, nem mesmo pelos resultados negativos.

1 comentário:

  1. Mais que anunciada!!! Concordo.
    O meu comentário no Face:
    Derrota vergonhosa! Há 43 anos que o FC Porto não perdia em Coimbra para o Campeonato! Repito o comentário que fiz para a 1.ª parte pouco mais acrescentando: mete dó ver esta equipa do FCP jogar! Exibição miserável! Equipa que não o é: fio de jogo inexistente, jogadores perdidos e desmotivados, cada um a jogar para seu lado! Até penaltis falham!!! Uma pobreza franciscana! Mediocridade completa, não jogamos nadinha! Oh Paulo Fonseca, junta-te ao Passos… Só sabes bater palmas, estejas a ganhar, a empatar ou a perder… Vai bater palmas para outro lado. Já!
    Nós sabemos que nunca está nas cogitações do nosso grande Presidente o despedimento de treinadores. Essa regra tem sido seguida com êxito. Mas houve excepções. Agora pergunto: não será a altura de abrir mais uma excepção antes que a temporada esteja irremediavelmente perdida? Confiamos no nosso líder, não confiamos na capacidade de um treinador que é um verdadeiro flop. Triste e nada interventivo, que insiste nos erros, não corrige, não reconhece as suas incapacidades. Infeliz e definitivamente, NÃO É TREINADOR PARA O FC PORTO! Um conselho: já que é difícil despedirem-te, despede-te Paulo Fonseca. Mostra, ao menos, um pouco de dignidade.

    ResponderEliminar