segunda-feira, 28 de outubro de 2013

GOLEADORES PORTISTAS - Nº 28












WALDEMAR MOTA - Goleador Nº 28

Apontou 58 golos nos 76 jogos, em provas oficiais de carácter nacional, disputados durante as 12 épocas ao serviço do FC Porto (1926/27 a 1937/38).

Waldemar Mota da Fonseca nasceu no dia 18 de Março de 1906, na cidade do Porto. Portuense e portista de gema, vivia muito perto do Campo da Constituição e desde muito novo frequentou as escolas de formação do FC Porto, percorrendo todos os escalões.

A sua estreia como titular da equipa sénior do FC Porto foi apadrinhada pelo treinador húngaro Akos Teszler e aconteceu no dia 10 de Outubro de 1926, no Campo da Constituição, frente ao Salgueiros, jogo da 1ª jornada do Campeonato Regional do Porto, com vitória portista por 2-1.























O calendário competitivo da altura era muito limitado e apenas constituído pelo Campeonato Regional, do qual saía o campeão para disputar a prova nacional, o Campeonato de Portugal (prova precursora da Taça de Portugal), que se disputou até à temporada de 1937/38. Nesta provas regional, Waldemar Mota foi ainda mais eficaz na obtenção de golos pois, em 86 jogos apontou 119 golos.

Médio ofensivo, várias vezes utilizado como extremo, era um atleta dotado de técnica luminosa a que juntava voluntariedade, nervos de aço e remate temível. Foi um dos primeiros grandes símbolos do Clube, considerado ainda hoje um dos melhores futebolistas de sempre.

Formou com Pinga e Acácio Mesquita o famoso tridente ofensivo conhecido como «OS TRÊS DIABOS DO MEIO-DIA».



















Este goleador portista conseguiu igualmente um número notável de internacionalizações: 21! Feito tanto maior tendo em conta a escassez de jogos internacionais por essa altura. Foi o primeiro jogador Olímpico do FC Porto, no Amesterdão/1928, autor de um dos sete golos que alicerçaram a primeira grande presença do futebol nacional no estrangeiro. Foi também o primeiro capitão portista da selecção nacional. Na sua passagem pela equipa das quinas deixou a sua marca com a obtenção de 4 golos, 3 dos quais frente à Itália, na histórica vitória portuguesa por 4-1.

Palmarés ao serviço do FC Porto (1 título):
1 Campeonato da I Liga (1934/35)

Fontes: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar; FC Porto - Figuras e Factos, de J. Tamagnini Barbosa e Manuel Dias; História Oficial do FC Porto, de Alfredo Barbosa; European Football.

Sem comentários:

Enviar um comentário