segunda-feira, 19 de agosto de 2013

GOLEADORES PORTISTAS - Nº 17












ABEL - Goleador nº 17

Apontou 76 golos, nos 148 jogos em que participou, nas provas oficiais, durante as cinco épocas ao serviço do FC Porto (1970/71 a 1974/75).

Abel Fernando Maglietti nasceu no dia 4 de Março de 1946, em Lourenço Marques, Moçambique, na altura ainda colónia africana sob administração portuguesa e começou a jogar futebol no clube da sua terra natal, o Ferroviário de Lourenço Marques.

Ponta de lança de apreciável estampa e capacidade físicas, era «brigão», ganhando na raça muitas bolas que pareciam perdidas, tinha simultaneamente uma estreita relação com o golo.

Chegou ao FC Porto no início da época de 1970/71, proveniente do rival Benfica, clube que representou durante três épocas e onde venceu dois campeonatos nacionais e duas taças de Portugal.























Estreou-se oficialmente com a camisola do FC Porto em 13 de Setembro de 1970, no Estádio São Luís, em Faro, na 1ª Jornada do campeonato nacional de 1970/71, com derrota portista por 1-0.

De azul e branco vestido não conseguiu juntar ao seu palmarés qualquer título, mas foi neste clube que atingiu a sua plenitude como ponta de lança, que lhe valeu várias chamadas aos trabalhos da Selecção nacional, que representou por 4 ocasiões, todas enquanto atleta do FC Porto. 













Depois de quatro temporadas em bom nível, nas Antas, começou a perder fulgor e espaço, face à concorrência, fazendo uma quinta temporada de nível bem modesto, que lhe valeu a dispensa.

Assim, na época de 1975/76 passou a representar o V. Guimarães, tendo-se mudado na temporada seguinte para Aveiro, para defender o emblema do Beira-Mar, durante duas temporadas.

Em 1978/79 transferiu-se para o FC Penafiel, onde jogou mais duas temporadas.

Finalmente rumou aos Estados Unidos, onde representou o Sport Newark, terminando aí a sua carreira.

Fonte: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar

Sem comentários:

Enviar um comentário