quarta-feira, 28 de agosto de 2013

DRAGÃO CATEDRÁTICO - SABIA QUE...
















... o já demolido Estádio das Antas foi inaugurado em 28 de Maio de 1952, com toda a pompa e circunstância, pelo então presidente da República, general Craveiro Lopes?


Obra da responsabilidade dos arquitectos Oldemiro Carneiro e Aires de Sá, constituiu um sonho de todos os portistas e um esforço titânico de um largo conjunto de personalidades que tudo fizeram para que se tornasse realidade.

O sonho começou a crescer no ano de 1949, quando a direcção do FC Porto conseguiu a autorização e respectivo despacho para proceder às expropriações dos terrenos necessários ao empreendimento. As terraplanagens arrancaram em Janeiro de 1950, dando luz verde aos projectos dos engenheiros referidos. Mais tarde veio o arrelvamento e os primeiros muros que iriam circundar as futuras pistas.























O betão era ainda uma técnica invulgar em Portugal, os desenhos da estrutura bastante avançados e a pala uma obra de arquitectura e engenharia ímpares. O anfiteatro do estádio possuía em média 28 degraus, sendo o mínimo de 21, nos extremos, e de 35 junto da cobertura. A bancada tinha um lançamento suave o que fazia do espaço desportivo um dos mais harmoniosos do país. A lotação oficial variava entre os 35 a 40 mil lugares sentados, acrescidos de 48 camarotes para público e três, de seis metros, para entidades oficiais. No dia da inauguração o estádio ainda não se encontrava completamente terminado.

A primeira equipa adversária a pisar o relvado das Antas foi o Benfica, convidado especial para o jogo de inauguração, que veio vencer por resultado expressivo: 2-8.

O estádio continuou a crescer com o decorrer do tempo. Ainda em 1952 sofreu o primeiro melhoramento com a inauguração da pista de atletismo; em 1960 foi a vez da pista de ciclismo e em 1962 a instalação de quatro torres em ferro, equipadas com potentes holofotes, para permitir espectáculos desportivos durante a noite; em 1976 a famosa «Porta da Maratona» (espaço aberto na zona central nascente) deu lugar à edificação de uma bancada com arquibancada, equipadas com novos camarotes. A pista de ciclismo foi destruída e nos topos, por detrás das balizas surgiu um novo espaço para público, o chamado peão com lugares em pé; em 1986, sob a presidência de Pinto da Costa, aconteceu o rebaixamento do relvado, que permitiu aumentar significativamente a lotação, dada a implantação de mais uma zona de bancadas em todo o perímetro do estádio, tendo sido para o efeito, necessário eliminar a pista de atletismo; Finalmente seguiu-se a colocação de cadeiras nas bancadas, por fases, até cobrirem todo o espaço.
























Em 2004, com a construção do Estádio do Dragão o estádio das Antas foi demolido.

Fonte: Revista Dragões

2 comentários:

  1. saudades. muitas saudades. mas, também, gratas recordações e (felizmente) poucos dissabores :D

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  2. Um sítio onde sempre me sentia bem. Ou melhor o sítio... dos sítios!

    ResponderEliminar