terça-feira, 30 de julho de 2013

EQUIPAS DO PASSADO - DÉCADA DE 70

ÉPOCA 1974/75

Depois de mais um falhanço, as portas abriam-se a um novo treinador. O brasileiro Aimoré Moreira, que fora campeão mundial em 1962, com a «canarinha». Também o plantel experimentava movimentações. Ailton, Simões, Adelino Teixeira, Murça, Peres e Alhinho, foram os nomes mais sonantes da renovação.

Começou bem o campeonato nacional, com vitória na Luz, na 7ª jornada e sem qualquer derrota em toda a 1ª volta, prometendo luta renhida até final. Porém, o último terço do campeonato, revelou-se desastroso ao ponto do treinador brasileiro ser despedido. Para o seu lugar surgiu o antigo atleta, Monteiro da Costa que conseguiu parar de algum modo a queda livre em que a equipa se encontrava. Conquistou 12 pontos dos 14 possíveis e acabou o campeonato na 2ª posição, com 30 jogos, 19 vitórias, 6 empates, 5 derrotas, 62 golos marcados, 30 sofridos, somando 44 pontos, menos 5 que o Benfica.

A Taça de Portugal foi jogada já sob a orientação do técnico português e a equipa não foi além dos quartos-de-final. Começou por eliminar o Santiago Cacém, da III Divisão nacional, nas Antas, por 6-0; o Vitória de Guimarães, em dois jogos, o primeiro jogado na Póvoa de Varzim, por interdição do Estádio das Antas, com empate a três bolas, tendo o jogo de desempate acontecido no Estádio 1º de Maio, em Braga, com vitória portista por 3-2; Nos quartos-de-final o FC Porto deslocou-se ao Restelo e foi derrotado pelo Belenenses, por 2-0, sendo afastado da prova.

Nas competições europeias, o FC Porto disputou a Taça UEFA, eliminando na primeira ronda os ingleses do Wolverhampton, com 4-1, nas Antas (golos de McAlle, na própria baliza; Cubillas, Flávio e Gomes) e derrota por 3-1, em Inglaterra, com o golo portista a ser marcado por Cubillas. O sorteio colocou os italianos do Nápoles na rota portista e o resultado foram duas derrotas por 1-0, nas Antas e no São Paolo.

Foram 26 os atletas envolvidos nas três competições, num total de 38 jogos, aqui indicados por ordem decrescente da sua utilização: Cubillas e Tibi (38 jogos), Murça (33), Oliveira e Teixeira (30), Gomes e Vieira Nunes (28), Rodolfo e Rolando (26), Gabriel e Lemos (25), Simões (20), Peres (19), Leopoldo (14), Flávio e Laurindo (13), Abel (12), Ailton, Alhinho e Marco Aurélio (11), Seninho (10), Júlio (7), Nino (4), Neves, Quim e Rui (1).

UMA DAS EQUIPAS POSSÍVEIS DESTA ÉPOCA





















Na foto, da esquerda para a direita, em cima: Adelino Teixeira, Abel, Vieira Nunes, Leopoldo, Tibi e Murça; Pela mesma ordem, em baixo: Marco Aurélio, Fernando Gomes, Flávio, Cubillas e Laurindo.

Fontes: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar e FC Porto - Fotobiografia, de Rui Guedes

Sem comentários:

Enviar um comentário