quarta-feira, 10 de julho de 2013

DRAGÃO CATEDRÁTICO - SABIA QUE...
















... ao Campo das Rainha sucedeu o Campo da Constituição, em 1912?


Em 1911 o FC Porto foi obrigado a abandonar o Campo da Rainha por causa da construção de uma fábrica, tendo desde logo começado a procurar uma alternativa.

Assim, em 29 de Setembro de 1912, conseguiu alugar, a troco de 350 escudos anuais, um terreno que ficava muito perto, na rua da Constituição onde instalou o seu novo parque de jogos, inaugurado em 26 de Janeiro de 1913.















Fachada principal, vista da rua

O primeiro jogo foi no entanto realizado em 2 de Janeiro de 1912, contra o Oporto Cricket and Law Tennis Club, da Foz, tornando-se  a casa dos jogos dos Campeonatos Nacionais e Regionais, disputado num «pelado», sem bancadas.

O natural crescimento do Clube acabou por impor uma grande remodelação nas estruturas e em 1939 foram construídas em madeira, bancadas e algumas dezenas de camarotes, que aumentou a lotação para 20.000 lugares.
















Na foto, no canto superior esquerdo, um aspecto dos camarotes; Em baixo à esquerda a bancada em madeira; À direita, em cima, aspecto das enchentes com o público a transbordar para o terreno de jogo; Em baixo os balneários, que ficavam entre a fachada principal e o terreno de jogo.

Até ao ano de 1952, ano de inauguração do Estádio das Antas, a Constituição serviu de palco aos jogos de futebol, andebol, hóquei em campo, para além de provas de atletismo. Nos anos 40 a sua capacidade seria alargada com a edificação de uma super-bancada, no topo Sul.

Com a passagem para as Antas, o espaço passou a ser o berço privilegiado dos mais jovens talentos portistas. Propriedade do Clube desde 2008, foi criteriosamente remodelado e rebaptizado como Vitalis Park, estando exclusivamente vocacionado para as escolinhas do Dragon Force.

Fontes: FC Porto - Fotobiografia, de Rui Guedes e Fragmentos da História de um Clube Secular, de Rui Anjos

Sem comentários:

Enviar um comentário