quinta-feira, 27 de junho de 2013

EQUIPAS DO PASSADO

Enquanto as competições não começam, decidi ir aos arquivos e fazer uma evocação de algumas equipas do FC Porto, que eu vi jogar ao vivo, as mais antigas, ainda no meu tempo de criança e que contribuíram para alicerçar a paixão que se tornou irreversível.

A morar perto do Estádio das Antas e com progenitores portistas, essa paixão não foi difícil de florescer. Sócio desde tenra idade, as visitas domingueiras ao estádio tornaram-se num ritual indispensável.

Aí assisti ao evoluir de um sem número de atletas, alguns de elevada capacidade técnica, que me fizeram gostar cada vez mais deste desporto rei, como do próprio Clube.

Embora me recorde vagamente de algumas equipas e jogadores dos finais da década de 50, entendi que seria mais pertinente começar pelas da década seguinte, altura em que a minha paixão estava já consolidada.

 ÉPOCA 1960/61

A época começou com novidades no comando técnico da equipa. O checoslovaco Fernando Daucik fora substituído pelo treinador brasileiro Otto Vieira. O plantel contava com 21 jogadores: Acúrsio, Américo, Vírgilio, Ivan, Miguel Arcanjo, Hernâni, Carlos Duarte, Noé, Teixeira, Monteiro da Costa, Paula, Morais, Serafim, Barbosa, Perdigão, Dicão, Jaime, Luís Roberto, Sarmento, Montaño e Perico.

O FC Porto começou bem o campeonato, mas no final quedou-se pelo terceiro lugar, a 13 pontos do líder. Em 26 jogos coleccionou 14 vitórias, 5 empates e 7 derrotas. Otto Vieira não resistiu à derrota nas Antas, frente à Académica, em 5 de Março de 1961, na 20ª jornada e foi substituído por Francisco Reboredo, até ao final da época.

Já na Taça de Portugal, o FC Porto conseguiu chegar à final, eliminando sucessivamente o Lusitano de Évora, o Boavista, a Cuf, o Sacavenense e o Sporting.

Tendo em conta que o outro finalista era o Leixões, clube da mesma Associação distrital, a FPF concedeu que o jogo da final se disputasse no Estádio das Antas, por acordo entre os clubes envolvidos.

Surpresa das surpresas, o Leixões venceu por 2-0 e arrebatou o troféu!

FOTO DE UMAS DAS POSSÍVEIS EQUIPAS DESSA ÉPOCA




















Na foto, da esquerda para a direita, em cima: Virgílio, Barbosa, Miguel Arcanjo, Luís Roberto, Monteiro da Costa e Acúrsio; Em baixo, pela mesma ordem: Carlos Duarte, Hernâni, Noé, Teixeira e Perdigão

Fontes: FC Porto - Fotobiografia, de Rui Guedes e Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar

Sem comentários:

Enviar um comentário