sexta-feira, 28 de junho de 2013

EQUIPAS DO PASSADO - DÉCADA DE 60


ÉPOCA 1961/62

O FC Porto apostou no húngaro Gyorgy Orth, que já tinha treinado em Itália, França, Argentina, Colômbia e Peru, para assumir o comando técnico da equipa. Depois de um começo hesitante, a entrada do avançado brasileiro Azumir colocou a equipa na discussão do título até à última jornada, mas a derrota do FC Porto em Guimarães, no fecho do campeonato deitou tudo a perder.

Azumir foi o melhor marcador do campeonato, com 23 golos em 20 jogos e o FC Porto quedou-se pelo 2º lugar a 2 pontos do Sporting.

Na Taça de Portugal a equipa azul e branca caiu nos oitavos-de-final, frente ao Benfica, depois de ter deixado pelo caminho, Espinho e Beira-Mar.

Acresce o facto do treinador Gyorgy Orth, de 60 anos, ter falecido no dia 11 de Janeiro de 1962, tendo ainda orientado a equipa na 12ª jornada, jogada no Barreiro contra a Cuf. O seu lugar foi ocupado por Francisco Reboredo, um homem sempre pronto para acudir às necessidades.

Do plantel faziam parte os seguintes jogadores: Américo, Rui, Ivan, Paula, Serafim, Virgílio, Miguel Arcanjo, Custódio Pinto, Hernâni, Azumir, Jaime, Festa, Carlos Duarte, Mesquita, Perdigão, Barbosa, Noé, Teixeira, Juca, Monteiro da Costa e Morais.

FOTO DE UMA DAS EQUIPAS POSSÍVEIS DESSA ÉPOCA

















Na foto, da esquerda para a direita, em cima: Rui, Juca, Monteiro da Costa, Coimbra, Miguel Arcanjo, Ivan e Américo; Em baixo, pela mesma ordem: Carlos Duarte, Hernâni, Noé, Serafim e Perdigão.

Fonte: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar. Foto do Azumir do blog Lôngara - Actividade Literária, do amigo Armando Pinto

5 comentários:

  1. Viva. Esta é uma outra boa iniciativa, sobre equipas de nossa memória. Quanto à foto, há porém uma alteração a ter em conta, pelo menos, pois onde colocou Barbosa... é Coimbra (que então subiu dos juniores, e, junto com o guarda-redes Armando, rumou posteriormente ao Braga). Este tenho a certeza, quanto a uma outra tenho dúvidas, julgo que não será o Mesquita, logo a seguir ao Rui, mas aí não posso corrigir completamente, por isso deixo a dúvida apenas.

    AP
    Memória Portista

    ResponderEliminar
  2. Em aditamento ao meu comentário anterior, lembro que já num post que há tempos coloquei em meu antigo blogue, aludi essa foto e as dúvias sobre a composição respetiva, como se pode ver em

    http://longara.blogspot.pt/2012/03/honra-aos-vencedores-aviso-de.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Armando Pinto pela correcção. A verdade é que as fontes consultadas não são conclusivas, pelo que tive de arriscar.

      Eliminar
  3. Efectivamente o jogador a seguir ao Rui não é o Mesquita, mas sim o Juca (José Fernando Machado de Almeida) que apenas fez um jogo pela equipa principal. Foi júnior portista, utilizado no primeiro jogo do Campeonato nacional 1961/62. Foi-me confirmado pelo próprio, que entrou em contacto via mail e me disse estar a viver no Canadá, onde treina equipas da formação.

    ResponderEliminar
  4. Desculpa entrar em vossos comentários mas aquele jogador de nome Coimbra não jogou em jogos oficiais do FCPorto nessa época? Hernâni Rocha Açores

    ResponderEliminar