quinta-feira, 23 de maio de 2013

PERFORMANCE PORTISTA 2012/13

O FC Porto partiu para a época 2012/13 , com os galões de Bicampeão nacional e vencedor da Supertaça Cândido de Oliveira. Com a manutenção da equipa técnica liderada por Vítor Pereira, esperava-se naturalmente que a performance da equipa subisse para outro patamar, ou no limite, se mantivesse no da época anterior.

E se é verdade que Vítor Pereira conseguiu alguma melhoria, com um plantel talvez mais curto, também não é menos certo que, em termos de troféus,  não foi capaz de suplantar a época anterior. Repetiu os triunfos da Supertaça Cândido de Oliveira e da Liga Zon Sagres e foi um pouco mais além na Taça da Liga, disputando a final e também na Champions League, onde desta vez foi afastado nos oitavos-de-final, ainda que por um adversário tido como acessível, o que causou alguma frustração nas hostes azuis e brancas.


















Começou a época com um plantel interessante, com destaque para a inclusão do ponta-de-lança Jackson Martinez, de que a equipa necessitava depois da saída de Radamel Falcao, para a aquisição de um promissor guarda-redes, Fabiano e os regressos de Miguel Lopes, Abdoulaye, Kelvin e C. Atsu, que tinham sido emprestados para «crescerem». 

Dispensados foram o guardião Rafael Bracali, Cristian Sapunaru, Álvaro Pereira e Marco Janko. Entretanto a Sad portista não conseguiu evitar o assédio ao incrível Hulk, que ainda fez três jogos do campeonato durante o mês de Agosto e dispensou Djalma, que ainda se exibiu no jogo da Supertaça.

Já no mercado de inverno, Vítor Pereira e a Sad fizeram um pequeno ajustamento ao plantel. Saíram Emídio Rafael para o SC Braga, Miguel Lopes para o Sporting CP, Iturbe para o River Plate, Rolando para o Nápoles e Kléber para o Palmeiras. Só os dois primeiros saíram a título definitivo.

Marat Izmaylov e Liedson foram as entradas nesse período.

Os Dragões utilizaram 29 atletas, para as cinco provas oficiais em que se viram envolvidos. El Comandante e capitão da equipa Lucho Gonzalez foi o atleta que participou em maior número de jogos (44), mas pertence ao defesa central argentino Otamendi o maior tempo de utilização (3825 minutos), conforme mapas estatísticos que se seguem:





































Sem comentários:

Enviar um comentário