segunda-feira, 13 de maio de 2013

GOLEADORES PORTISTAS - Nº 4












ANTÓNIO TEIXEIRA - Goleador Nº 4

Apontou 165 golos em 220 jogos disputados com a camisola do FC Porto.

Apesar de não ser muito dotado tecnicamente, era um avançado com elevada capacidade atlética e de uma vontade inigualável de fazer golos. O seu engodo pela baliza fazia-o aparecer frequentemente em zonas de finalização para aproveitar  a maior parte das oportunidades que lhe eram proporcionadas ou que o próprio criava.

António Dias Teixeira, de seu nome completo, nasceu na cidade de Lisboa no dia 16 de Setembro de 1930. Começou a jogar futebol no Águias do Alto do Pina, tendo passado posteriormente pelo G.D. de Chelas, até chegar ao Benfica, ainda nos escalões de formação,  onde se sagrou campeão nacional de juniores. Foi também neste clube que se estreou como sénior e conquistou o seu primeiro título nacional, vencendo o Campeonato Nacional da I Divisão na época de 1949/50, treinado pelo técnico inglês Ted Smith, que apenas o utilizou em três partidas. Teixeira não passava de um simples suplente e por isso, na época seguinte transferiu-se para o Vitória de Guimarães, onde fez sobressair e evidenciar toda a gama das suas qualidades, com maior destaque para o pontapé forte e fulminante que possuía, ao ponte de atrair o interesse do FC Porto, que o contratou para a época de 1952/53, por 150 contas, verba recorde no mercado nacional de transferências da época.






















De azul e branco vestido, actuou durante dez épocas a fio, umas vezes como interior esquerdo, outras como ponta-de-lança, com estreia oficial a acontecer no dia 5 de Outubro de 1952, no Estádio das Antas, frente ao Boavista FC, jogo da 2ª jornada do campeonato nacional, com vitória portista por 4-2.

António Teixeira conquistou então dois ceptros nacionais. O primeiro na época de 1955/56, sob a batuta do técnico brasileiro Dorival Yustrich, tendo alinhado em 22 jogos e apontado 13 golos, consagrando-se como o segundo melhor marcador da formação azul e branca. O segundo foi conseguido em 1958/59, sob o comando do técnico Bela Guttman que substituiu a meio da época Otto Bumbel. Teixeira foi  então decisivo na conquista desse título, contribuindo com 22 golos ao longo da prova, sagrando-se o melhor marcador da equipa e o segundo a nível nacional, só suplantado pelo benfiquista José Águas.














António Teixeira foi internacional, representado a equipa das quinas por 9 vezes,  7 das quais ao serviço da Selecção A, tendo apontado apenas um golo, justamente no jogo de estreia, frente à Itália. As outras duas internacionalizações foram ao serviço da Selecção B.

Faleceu em Outubro de 2003.

Palmarés ao serviço do FC Porto (4 títulos):
2 Campeonatos Nacionais (1955/56 e 1958/59)
2 Taças de Portugal (1955/56 e 1957/58)

Fontes: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar; Figuras e Factos, de J.Tamagnini Barbosa e Manuel Dias; Blogues Estrelas do FC Porto e Glórias do Passado.

Sem comentários:

Enviar um comentário