quarta-feira, 8 de maio de 2013

DRAGÃO CATEDRÁTICO - SABIA QUE...
















... As primeiras botas de futebol eram rijas e pesadas, por vezes, as mesmas que se levavam para o trabalho?

BOTAS DE FUTEBOL

Eram assim mesmo as primeiras botas de futebol, antes ainda de se tornar uma modalidade desportiva.

Quando o futebol começou a adquirir velocidade, os equipamentos em geral começaram a modificar-se. Ainda assim, as botas continuaram duras e pesadas e magoavam tanto os pés que os atletas recorriam a meias grossas de lã, para atenuar a sua dureza e se protegerem do aparecimento de arreliadoras bolhas que lhes reduziam a mobilidade e o desempenho.

Confeccionadas em cabedal grosso e rígido, as solas eram dotadas de travessas para facilitarem a aderência aos pisos de terra batida e havia quem lhes metesse, à socapa, placas de ferro, para intimidar os adversários. 

As canelas, inicialmente protegidas por almofadas do género das usadas no críquete, tão incomodativas como pouco eficazes, originalmente atadas sobre a parte de cima das meias, foram sendo reduzidas em tamanho e metidas para dentro.

Com a industrialização do futebol, os equipamentos sofreram uma evolução impressionante, aparecendo botas  mais leves e macias, moldáveis aos pés dos futebolistas e capazes de proporcionar aos jogadores tecnicamente mais hábeis, efeitos incríveis e fantasias deslumbrantes. 

As travessas das solas desapareceram, dando lugar a «pitons» removíveis e de vários materiais (plástico, metal e outros), adaptáveis às condições dos relvados e condições climatéricas. Também as meias se foram tornando mais macias, frescas e confortáveis.




















Fontes: Histórias... de uma primeira vez, de Alfredo Barbosa e Equipamentos com História, do Jornal A Bola.

Sem comentários:

Enviar um comentário