quarta-feira, 29 de maio de 2013

DRAGÃO CATEDRÁTICO - SABIA QUE...
















... O primeiro campo do FC Porto, o Campo da Rainha, foi o primeiro relvado em Portugal?

Quando a Companhia Hortícola transferiu os viveiros de plantas que possuía na Rua da Rainha para outro local, todo aquele terreno foi, por proposta de José Monteiro da Costa, alugado ao FC Porto por 1200 réis ao ano. 

Logo se fizeram as obras, que o próprio controlava de uma escada mandada fazer das traseiras de sua casa para o campo.

Um balneário com três chuveiros e dois grandes lavatórios em pedra mármore, vestiário com armários numerados e personalizados para os jogadores e com os artigos necessários a uma boa toilette, com cruzetas para pendurar a roupa e até um banquinho e tapete para os pés.

Um bufete com balcão e diversas mesas e cadeiras, um espaço cercado de arbustos destinado ao criquete, um jardim, um ginásio onde havia paralelas, barras fixas, pesos, halteres, traves fixas nas árvores, argolas e trapézios.


















Mas evidentemente a jóia da coroa era o estádio de futebol, relvado, com medidas regulamentares, o primeiro de Portugal. Num nível superior ao rectângulo do jogo e a todo o cumprimento, de ambos os lados, uma fila de bancos assentes em tijolos pintados de branco, que acomodavam cerca de 600 espectadores. Do lado nascente, espaço para a construção de uma ampla bancada, que não se fez por não o justificar a concorrência do público, mas ao centro, do lado poente erguia-se uma tribuna destinada aos convidados de honra. Era majestosa.


















Fonte: Equipamentos com história, de A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário