domingo, 21 de abril de 2013

OBRIGAÇÃO CUMPRIDA, MANTÉM CHAMA ACESA















FICHA DO JOGO
























Ciente que só a vitória interessava, o FC Porto entrou neste jogo algo nervoso e receoso, permitindo ao seu adversário um ligeiro ascendente inicial, obrigando Helton a pelo menos uma intervenção de grande apuro. 

Só por volta dos 18  minutos, com um excelente e perigoso remate de Fernando, os azuis e brancos conseguiram assentar o seu jogo e passaram a dominar e a controlar as operações.

Vítor Pereira apostou em Christian Atsu em vez de Defour, no onze titular, mas mesmo assim o futebol portista não mostrou grandes melhorias. Jogar para o lado e para trás e sempre com grandes dificuldades em criar jogadas de ruptura, com algum abuso dos lances de longa distância, geralmente mal dirigidos, ia emperrando as investidas ofensivas portistas.

Com a defesa portista algo trapalhona, Ghilas teve nos pés uma oportunidade soberana, mas Helton muito atento e competente conseguiu evitar o pior.

O FC Porto tinha agora mais posse de bola e conseguia circular com mais precisão, até que Danilo flectiu para o centro, aproximou-se da área e lançou Jackson Martinez, que com a classe de matador que se lhe reconhece, atirou de pé esquerdo, inaugurando o marcador e dando fim a uma série de seis jogos de jejum.






















Até ao intervalo, os Dragões controlaram o jogo com os seus habituais posse e circulação de bola.

Depois do descanso os azuis e brancos entraram mais confiantes e não foi preciso esperar muito tempo para que o marcador voltasse a funcionar. Na sequência de um canto marcado por James Rodríguez, da esquerda, a bola foi à cabeça de Otamendi regressando ao colombiano, que em insistência voltou a cruzar, Mangala desviou para a pequena área onde Fernando bem posicionado rematou de primeira, o guardião Ricardo defendeu por instinto, a bola ressaltou para o «Polvo», que à segunda não falhou.























O Moreirense sentiu o golo, desorganizou-se defensivamente e três minutos depois Chá, Chá, Chá ampliou o resultado. Fernando recuperou a bola a meio campo, lançando de imediato Lucho Gonzalez, que aproveitando o despocionamento da defesa contrária, abriu para Jackson. O Colombiano, perante a saída de Ricardo, fez-lhe um chapéu fazendo a bola beijar as malhas pela terceira vez.

Até final o FC Porto controlou o jogo, criou e desperdiçou mais algumas oportunidades e justificou a vitória folgada.

Destaque para Helton e Fernando, mas também para Lucho e Jackson.

Os Dragões continuam assim na corrida pelo título, à espera do que possa acontecer lá pela 2ª circular.

1 comentário:

  1. Fazer a sua obrigação, ganhar, colocar pressão no Benfica e esperar, era o que se exigia à equipa do F.C.Porto na curta, mas difícil visita a Moreira de Cónegos. Durante a semana, treinador e alguns jogadores do bi-campeão, fizeram declarações que iam no sentido de fazer tudo para lutar pelo título até ao fim. A expectativa, era, portanto, ver se na prática a equipa orientada por Vítor Pereira ia passar da teoria à prática. Passou. Sem deslumbrar, com alguns deslizes que eram perfeitamente evitáveis, o equipa do F.C.Porto fez um jogo razoável, foi competente, dominou totalmente o adversário, venceu com toda a justiça e por números que reflectem a sua superioridade durante o jogo todo.

    Abraço

    ResponderEliminar