segunda-feira, 25 de março de 2013

INTERNACIONAIS PORTISTAS (ESTRANGEIROS) - PARTE LVIII












Jackson Martinez - Internacional E58: Vestiu a camisola da Selecção nacional da Colômbia por 20 vezes (5 pelo Independiente de Medellín, 12 pelo Jaguares Chiapas e 3 pelo FC Porto) e marcou 10 golos. A sua estreia aconteceu em 5 de Setembro de 2009, em Medellín, frente ao Equador, em jogo de qualificação para o Mundial de 2010, com vitória por 2-0. A sua estreia foi coroada com uma boa exibição e um golo.

Esteve presente na fase final da Copa América/2011, disputada na Argentina, onde apenas participou num jogo.

Enquanto jogador do FC Porto voltaria à Selecção principal do seu país, para concretizar a sua 18ª internacionalização, em 16 de Outubro de 2012, em Barranquilla, num amigável frente ao Camarões, com vitória por 3-0 e novo golo da sua autoria.

Natural da cidade de Quibdo, região de Choco, a cerca de 189 km da capital da Colômbia, Medellín, começou a sua carreira de futebolista representando clubes amadores, passando mais tarde pelo Deportivo Encizo Coopebombas de Medellín.

Em 2004 mudou-se para o Independiente de Medellín onde permaneceu por cinco temporadas, conquistando a Liga Apertura e a Liga Colombiana em 2004, bem como  a Liga Finalizacion em 2009, na qual se sagrou o melhor marcador e foi considerado o melhor jogador do Torneio. Neste clube participou em mais de 100 jogos e concretizou um total de 65 golos.

Depois da temporada de enormes sucessos, Jackson Martinez despertou o interesse de outros emblemas, entre os quais o River Plate e o Racing, da Argentina, mas decidiu aceitar  a proposta do Jaguares Chiapas, do México, onde continuou a patentear a sua veia goleadora. Entre Janeiro de 2010 e Junho de 2012, Chá, Chá, Chá, alcunha pela qual é conhecido, tornou-se o capitão da equipa e em 64 jogos o atacante marcou 36 golos.

Jogador muito rápido e habilidoso, faz do golo a sua vida e demonstra ter potencial para se tornar num caso sério no futebol europeu. Não sendo um prodígio de técnica, remata bem com os dois pés, tem um bom jogo de cabeça, é frio e letal dentro da área. Para além disso possuiu uma extraordinária capacidade de posicionamento, domina e recepciona bem a bola, sabe temporizar os momentos de  passe e desmarcação e combina muito bem com os colegas.

Desde a saída do seu compatriota Radamel Falcao que o FC Porto não tinha ainda encontrado um bom sucessor. O Scouting portista vinha mantendo este atleta, há já algum tempo referenciado, como alvo das suas observações. O interesse na sua contratação foi-se tornando evidente e logo que foi oportuno a SAD avançou.

Assim, em Julho de 2012, o ponta-de-lança colombiano assinou com o FC Porto um contrato válido por 4 temporadas, a troco de cerca de 9 milhões de euros pela totalidade do seu passe, fixando a cláusula de rescisão em 40 milhões de euros.

A sua estreia oficial com a camisola portista aconteceu a 11 de Agosto de 2012, no Estádio Municipal de Aveiro, frente à Académica de Coimbra, em jogo da final da Supertaça Cândido de Oliveira, que o FC Porto venceu por 1-0 com o golo da sua autoria. Estreia mais auspiciosa não podia ser, 1 golo que valeu o título.

Enquanto jogador do FC Porto Jackson Martinez apresenta já números esmagadores. Em 34 jogos disputados marcou 28 golos e neste momento é líder destacado na lista dos melhores marcadores do Campeonato Nacional. 

Segue-se mapa estatístico detalhado:






Palmarés ao serviço do FC Porto:
1 Supertaça Cândido de Oliveira (2011/12)








































(Continua)
Fontes: Fifa.com; Transfermarkt.co.uk; Worldfootball.co; FCF.com.co - Federação Colombiana de Futebol; ZeroZero.pt e Base de dados actualizados de Rui Anjos.

Sem comentários:

Enviar um comentário