segunda-feira, 18 de março de 2013

INTERNACIONAIS PORTISTAS (ESTRANGEIROS) - PARTE LVII












Christian Atsu - internacional E57: Vestiu a camisola da Selecção nacional do Gana por 15 vezes (2 pelo Rio Ave FC e 13 pelo FC Porto). O seu baptismo como internacional A do seu país aconteceu em 11 de Junho de 2012, em Kumasi, frente ao Lesoto, em jogo de qualificação para o Mundial/2014, com vitória confortável, por 7-0. A sua estreia foi coroada com uma soberba exibição e um golo. Desde então, tornou-se numa peça preponderante na manobra ofensiva dos africanos.

Enquanto atleta do FC Porto, voltaria à Selecção, para concretizar a sua 3ª internacionalização, em 15 de Agosto de 2012, em Xian, num amigável de preparação, frente à China, que terminou com um empate (1-1).

Atsu esteve recentemente presente no Torneio das Nações Africanas (CAN), que se disputou na África do Sul, tendo sido titular em todos os jogos, terminando no 4º lugar.

Natural de Ada Foha, no Gana, Atsu chegou ao FC Porto com 17 anos de idade, depois de ter passado pelas escolas de formação do clube ganês Feyenoord Academy.

Nos Dragões, o jovem extremo africano prosseguiu e concluiu  a sua formação, ganhando reconhecimento ao serviço dos juniores, contribuindo decisivamente para a conquista do título nacional, nesse escalão, na temporada de 2010/11.

Na época seguinte (2011/12), ainda sem espaço no plantel principal, a equipa técnica liderada por Vítor Pereira, entendeu ser mais útil fazê-lo rodar noutro clube do escalão maior do futebol nacional, tendo sido emprestado por uma temporada ao Rio Ave FC, onde sob a batuta de Carlos Brito, o atleta conseguiu criar rotinas de jogo que contribuíram para o seu crescimento e ajudaram o clube vila-condense a realizar uma excelente campanha, durante a qual obteve seis golos importantes, quatro dos quais aos três grandes (FC Porto, Benfica e Sporting).

As qualidades e o desempenho de Christian Atsu, como atleta de alta competição, não passaram desapercebidas à equipa técnica do FC Porto, que o chamou para fazer a pré-época, tendo o ganês correspondido às expectativas, garantindo um lugar no plantel principal, para a actual temporada.

Atsu é um extremo que gosta de actuar colado à linha, preferencialmente à esquerda. É um atacante explosivo, eléctrico, muito rápido, de finta curta e fácil, vertical, incisivo e com boa qualidade técnica e de passe. Inteligente e de grande pulmão, é incansável, perseguindo cada bola na procura do erro do adversário.

Apesar de ser um extremo de características "puras", o ganês também utiliza com toda a propriedade as diagonais para o centro, de forma às vezes fulgurante, mostrando-se bastante perigoso, tirando partido da sua capacidade de finalizador.

Neste momento, aos 21 anos, trata-se de uma das pérolas mais promissoras do futebol ganês e espera-se naturalmente que seja bem aproveitado pela estrutura portista.

Atsu estreou-se a titular, na equipa principal do FC Porto, em 11 de Agosto de 2012, no Estádio Municipal de Aveiro, frente à Académica, em jogo de final da Supertaça Cândido de Oliveira, que os azuis e brancos venceram por 1-0. Desde então, foi titular em 11 partidas ( 3 vezes a tempo inteiro), suplente utilizado em 17 jogos e uma vez suplente não utilizado. Concretizou, até ao momento, apenas 1 golo. 

Segue-se mapa estatístico.






Palmarés ao serviço do FC Porto:
1 Campeonato Nacional de Juniores A (2010/11)
1 Supertaça Cândido de Oliveira (2011/12)




































(Continua)
Fontes: Fifa.com; Transfermarkt.co.uk; Worldfootball.net; Ghana Football Association; Liberian Soccer. com; ZeroZero.pt e Base de dados actualizados de Rui Anjos

Sem comentários:

Enviar um comentário