quarta-feira, 20 de março de 2013

DRAGÃO CATEDRÁTICO - SABIA QUE...

















AS ORIGENS DO FUTEBOL

Apesar de não se saber com toda a segurança, como nem onde nasceu o Futebol, os especialistas e historiadores parecem inclinados a admitir que terá sido em Inglaterra, de forma um tanto nebulosa quanto selvática.

Parece que tudo se deveu a um ataque Viking, no século VIII, a Kingstone-on-Thames, na costa inglesa. Depois de um ataque bárbaro, onde os Vikings se deram ao luxo de matarem, violarem e saquearem, de forma sádica, os ingleses conseguiram matar o chefe inimigo e, num acto de repúdio e vingança, decapitaram-no e atravessaram toda a aldeia dando pontapés à cabeça, até à sua deterioração total.

Nos anos seguintes, para comemorar este facto, os ingleses enchiam uma bexiga de porco que simbolizava a cabeça do chefe Viking, fazendo o mesmo percurso pela aldeia.






















Tendo em conta a violência que esta comemoração gerava, transformando-a quase numa batalha campal, acabou por ser proibida por decreto.

Mais tarde começou a limitar-se a um local específico, a reduzir-se o número de intervenientes a dois grupos, passando a chamar-se Hurling at Goals.

Daí até se tornar num jogo como prática desportiva nas universidades inglesas foi um ápice. A prática, no princípio do século XIX, ficou limitada aos pátios das próprias universidades mas já com o estabelecimento de várias regras de disciplina e ordem, transformando um jogo quase brutal em Futebol.

Em 26 de Novembro de 1863, fez-se a unificação geral dos vários regulamentos, que entretanto foram surgindo, com a criação da Foot-Ball Association.

Estava criado o Futebol moderno como jogo e modalidade desportiva, embora com algumas adaptações às suas regras viessem a fazer-se posteriormente.

Fonte: FC Porto - Fotobiografia, de Rui Guedes

Sem comentários:

Enviar um comentário