segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

INTERNACIONAIS PORTISTAS (ESTRANGEIROS) - PARTE LIV












Marc Janko - Internacional E54: Vestiu a camisola da Selecção nacional principal da Áustria, por 32 vezes (16 pelo FC Red Bull Salzburgo, 8 pelo FC Twente, 3 pelo FC Porto e 5 pelo Trabzonspor).  A sua estreia aconteceu em 23 de Maio de 2006, em Viena, num jogo amigável frente à Croácia, com derrota por 1-4.

Enquanto jogador do FC Porto, voltaria selecção do seu país, para concretizar a sua 25ª internacionalização, em 29 de Fevereiro de 2012, em Klagenfurt, no amigável Áustria-Finlândia, com vitória por 3-1.

Os seus dotes de goleador não lhe foram imediatamente reconhecidos pelo então seleccionador nacional Josef Hickersberg, que o deixou de fora dos convocados para o Euro/2008. Logo a seguir à saída deste seleccionador, Marc Janko passou a figurar como elemento indiscutível, contribuindo até ao momento com 13 golos da sua lavra, tornando-se inclusivamente capitão da equipa, símbolo que ostentou por 13 ocasiões.

Natural de Viena de Áustria, Marc Janko iniciou a sua carreira nas escolas de formação do tradicional Admira Wacker Modling, onde permanece 15 anos, dois dos quais como profissional. Na equipa principal foi porém muito pouco utilizado, apesar das performances interessantes, sempre que era chamado à equipa. Na época 2005/06, assinou pelo Red Bull Salzburg, onde conseguiu mostrar a sua veia goleadora, sagrando-se o melhor marcador da Bundesliga austríaca, em 2009, com uns impressionantes 39 golos em 34 jogos. Por este clube sagrou-se campeão nacional da Áustria por 3 vezes (2006/07, 2008/09 e 2009/10).

O seu bom desempenho levou-o até à Holanda, para defender as cores do FC Twente, na temporada 2010/11. Após um início de campeonato algo frouxo, Janko acabaria por se impor como goleador da equipa, ajudando a conquistar a Taça da Holanda (2010/11) e duas Supertaças (2010/11 e 2011/12).

Em Janeiro de 2012, o FC Porto anunciou a sua contratação por três anos e meio, passando os Dragões a deter os direitos desportivos e económicos do atleta, tendo a transferência custado três milhões de euros.

A estreia oficial com a camisola do FC Porto aconteceu em 6 de Fevereiro de 2012, no Estádio do Dragão, frente ao V. Setúbal, em jogo da 3ª jornada da Taça da Liga, ganho pelo conjunto portista, por 2-0. O avançado austríaco para além de ter sido o autor do 2º golo, mostrou ser um  típico jogador de área, pouco móvel mas muito oportuno e perigoso, nos seus 1,96 metros de estatura e 93 quilos de peso.

Dos 17 jogos oficiais que o FC Porto disputou até ao final da época, Marc Janko só não participou em 3 do Campeonato nacional e os 2 da Liga Europa, para os quais não se pode inscrever, por ter já participado na prova pelo anterior clube. Nos restantes 12, foi 7 vezes titular a tempo inteiro, 3 vezes titular substituído e 2 vezes suplente utilizado, concretizando um total de 5 golos, conforme mapa estatístico que se segue:







Esta temporada o avançado austríaco viu diminuída a sua margem de afirmação, com a contratação do colombiano Jackson Martinez, de 25 anos, num plantel que contava ainda com  Kléber, previsivelmente como 2ª opção para o lugar. Janko queria jogar com assiduidade e terá pedido para sair. 

O Trabzonspor da Turquia manifestou interesse na sua contratação, por valores muito aproximados aos da sua compra e a Sad portista não pôs entraves ao negócio, encarando com toda a naturalidade a cedência definitiva do atleta com 29 anos de idade.

Palmarés ao serviço do FC Porto:
1 Campeonato nacional (2011/12)

















































(Continua)
Fontes: European national football teams matches; Fifa.com; Worldfootball.net; Transfermarkt.co.uk e Base de dados actualizados de Rui Anjos.

Sem comentários:

Enviar um comentário