quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

INTERNACIONAIS PORTISTAS (ESTRANGEIROS) - PARTE LI












James Rodríguez - Internacional E51: Vestiu a camisola da Selecção nacional principal da Colômbia por 11 vezes (todas ao serviço do FC Porto).

«El bandido», alcunha pela qual é conhecido, começou cedo nas lides das selecções, tendo feito parte da selecção colombiana sub-17, que se sagrou vice-campeã Sul-americana em 2007. Participou também no Campeonato do Mundo Sub-20, em 2011, ano em que venceu o Torneio de Toulon, para o mesmo escalão, tendo sido eleito o melhor jogador do Torneio.

As suas magníficas qualidades e prometedoras performances não passaram despercebidas ao seleccionador da equipa A, pelo que a sua estreia na selecção principal viria a acontecer ainda durante o ano de 2011, mais precisamente no dia 11 de Outubro, em La Paz, num jogo de qualificação para o Mundial/2014, frente à Bolívia, que registou a vitória colombiana, por 2-1. James foi eleito o melhor jogador em campo, com uma exibição portentosa que o catapultou para se fixar como titular indiscutível, apesar da sua juventude.

Natural de Cúcuta, Colômbia, deslocou-se desde muito cedo para a cidade de Ibagué onde frequentou  as escolas de formação do Tolimense, formação pela qual venceu o Torneio Pony Fútbol, em Medelin, com apenas 12 anos. Este torneio abriu-lhe horizontes, com o interesse manifestado pelo Envigado FC, que acreditou no seu talento e o contratou, em 2004, tornando-o jogador profissional em 2006, com apenas 14 anos, permitindo-lhe jogar no escalão principal do futebol colombiano, ano em que o clube desceu de divisão. Na época seguinte contribuiu decisivamente para a conquista do título da Primera B, fazendo o Envigado FC regressar à Primera Division.

O seu talento e a sua genialidade levaram-no à Argentina, em 2008, para representar o CA Bandfield. O processo de adaptação ao futebol argentino foi positivo e rápido, permitindo-lhe figurar como o jogador estrangeiro mais jovem e concretizador de golos,  da sua história. Na época seguinte conquistou o Apertura/2009, que lhe proporcionou jogar a Copa dos Libertadores, alcançando mais alguns e bons golos.

James Rodríguez é um médio-ala versátil, capaz de actuar com criatividade como distribuidor de jogo, percorrendo livremente todas as zona avançadas do campo, quer para fazer assistências, permitir desmarcações, ou mesmo finalizar, com o talento de jogar e pensar rápido. Ainda muito jovem e, por isso, com larga margem de progressão, é um dos mais promissores atletas em todo o Mundo, referenciado pelos mais poderosos emblemas europeus.

Atento como sempre, o FC Porto não se deixou ultrapassar na sua contratação, mesmo quando os pasquins lisboetas, anunciaram com pompa e circunstância, nas suas primeiras páginas e em grandes parangonas a sua ida para o Benfica.

Assim, em 5 de Julho de 2010, James Rodríguez chegou à cidade do Porto e oficializou a sua ligação aos Dragões, por 4 temporadas, com uma clausula de rescisão de 30 milhões de euros. O seu custo rondou os 5,1 milhões de euros, por 70% do seu passe.

A sua estreia oficial com a camisola do FC Porto aconteceu em 16 de Outubro de 2010, no Estádio do Dragão, frente ao Limianos, na 3ª eliminatória da Taça de Portugal, quando aos 68 minutos entrou a render Silvestre Varela, num jogo que terminou com a vitória portista, por 4-1.

Face à sua juventude, James necessitou de algum tempo para se adaptar ao futebol europeu e assimilar os processos de jogo do FC Porto. André Villas-Boas, técnico da equipa,  foi lançando-o com alguma precaução, sem o atirar às feras.

A segunda época, agora com Vítor Pereira, James teve uma preponderância muito maior, realizando uma época muito positiva e prometedora.

Na época em curso (2012/13), especialmente desde a saída de Hulk, «El bandido» tem-se assumido como uma das mais cintilantes estrelas da equipa.

Entretanto, no dia 13 de Junho de 2011, renovou o seu contrato até 2016, aumentando a sua clausula de rescisão para 45 milhões de euros.

Enquanto jogador do FC Porto, James Rodríguez participou, até ao momento, em 91 jogos, contribuindo com 28 golos, conforme quadro estatístico que se segue:









Palmarés ao serviço do FC Porto:
1 Liga Europa (2010/11)
2 Campeonatos Nacionais (2010/11 e 2011/12)
3 Supertaças Cândido de Oliveira (2009/10, 2010/11 e 2011/12)

































(Continua)
Fontes: Fifa.com; Worlfootball.net; Transfermarkt.co.uk;FCF.com.co (Federação Colombiana Futebol) e base de dados actualizados de Rui Anjos.


Sem comentários:

Enviar um comentário