segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

INTERNACIONAIS PORTISTAS (ESTRANGEIROS) - PARTE L












Steven Defour - Internacional E50: Vestiu a camisola da Selecção nacional da Bélgica por 37 ocasiões (2 pelo KRC Genk, 28 pelo Standard Liège e 7 pelo FC Porto). A sua estreia aconteceu em 11 de Maio de 2006, em Sittard, num jogo amigável entre as selecções da Arábia Saudita e da Bélgica, que registou a vitória belga, por 2-1.

Enquanto jogador do FC Porto, voltaria à principal selecção do seu país, aquando da sua 31ª internacionalização, em 7 de Outubro de 2011, em Bruxelas, no jogo de apuramento para o Euro/2012, frente ao Cazaquistão, que terminou com a confortável vitória belga, por 4-1.

Defour nunca esteve presente nas fases finais das duas grandes competições de selecções.

Natural de Mechelen (Malines), Bélgica, Steven Defour iniciou a sua carreira nas camadas jovens do Zennester Hombeek, passando pelo FC Mechelen (Malines), tendo-se transferido para o Genk na temporada de 2003/04, onde se estreou na equipa principal, na época seguinte. Ali começou por garantir a titularidade, vindo a assumir-se como uma das peças mais importantes do conjunto belga, que lhe proporcionou ambicionar voos mais altos e a transferência para um dos mais poderosos clubes belgas, o Standard de Liège  no final dessa época.

Ao serviço deste clube, Defour continuou a cimentar as suas qualidades, contribuindo para a obtenção de vário títulos, com destaque para a conquista do bicampeonato belga (2007/08 e 2008/09) e o triunfo na Taça da Bélgica em 2010/11, assim como o prémio de melhor jogador belga, do ano de 2007.

Steven Defour é aquilo que nos meandros futebolísticos se convencionou apelidar de "box to box", sendo fortíssimo nas transições defesa/ataque e vice-versa, para além de ser dono de uma superior inteligência táctica e um pulmão aparentemente inesgotável.

Com boa qualidade de passe e visão de jogo, para além  da sua boa capacidade na recuperação de bolas, o internacional belga pode também actuar como trinco, capaz de, com alguma facilidade, aparecer em zonas de finalização.

Chegou ao Dragão com 23 anos, em Agosto de 2011, rubricando um contrato válido por 5 anos, em troca de 6 milhões de euros e com uma clausula de rescisão de 50 milhões. Aparentemente, tratava-se de mais uma opção capaz de preencher qualquer lugar do meio-campo e não só, como ficou demonstrado, nestes últimos jogos, em que, na falta do médio-ala James Rodríguez, Vítor Pereira o chamou, dando-lhe mais essa responsabilidade, que  Defour tem vindo a cumprir com muito mérito.

A sua estreia oficial com a camisola do FC Porto, aconteceu a 6 de Setembro de 2011, no Estádio Municipal da Marinha Grande, frente ao União de Leiria, na 3ª jornada da Liga Zon Sagres 2011/12, quando aos 68 minutos do jogo, entrou para render João Moutinho, num jogo que terminou com a vitória portista por 5-2.

Integrado num plantel de excepcional qualidade, Defour tem vivido na sombra de Fernando, Moutinho e Lucho, que o têm impedido de se tornar um titular indiscutível, mas é sem quaisquer dúvidas um jogador apreciado, quer pela equipa técnica, como pela massa adepta e tem sido um dos suplentes mais utilizados pelo técnico Vítor Pereira.

Enquanto jogador do FC Porto Steven Defour participou até ao momento (jogo frente ao Paços de Ferreira incluído) em 62 jogos, tendo concretizado 3 golos, conforme mapa estatístico detalhado, que se segue:








Palmarés ao serviço do FC Porto:
1 Campeonato Nacional (2011/12)
2 Supertaças Cândido de Oliveira (2010/11 e 2011/12)



















































(Continua)
Fontes: European Football NAtional Teams Matches; Worldfootball.net; Transfermarkt.co.uk e base de dados actualizados de Rui Anjos.

Sem comentários:

Enviar um comentário