segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

INTERNACIONAIS PORTISTAS (ESTRANGEIROS) - PARTE XLIX












Djalma - Internacional E49: Vestiu a camisola da Selecção nacional de Angola por 31 vezes (15 pelo SC Marítimo, 13 pelo FC Porto e 3 pelo Kasimpasa SK).  A sua estreia aconteceu em 19 de Novembro de 2008, em Barinas, num jogo particular entre as selecções da Venezuela e de Angola, que registou um empate sem golos.

Enquanto jogador do FC Porto, voltaria à selecção principal do seu país, para concretizar a sua 16ª internacionalização, em 10 de Agosto de 2011, em Monróvia, para mais um encontro amigável, agora frente à Libéria, com nova igualdade sem golos.

Djalma conta com um número apreciável de internacionalizações e ganhou já o estatuto de indiscutível, tendo representado o seu país na fase final de dois Campeonatos Africanos das Nações (2010 e 2012), e faz parte do plantel seleccionado para a fase final da edição deste ano, que se vai disputar na África do Sul, entre 19 de Janeiro e 10 de Fevereiro. Angola encontra-se integrado no Grupo A, com a África do Sul, Cabo Verde e Marrocos. Uma excelente oportunidade para Djalma dilatar o seu percurso na respectiva selecção.

Natural de Luanda, Djalma veio ainda criança para Portugal, acompanhando seu pai, Abel Campos, que representou o Benfica nos finais dos anos 80, tendo por isso começado a sua formação no Alverca, em 2001, prosseguindo-a no Loures, Estoril Praia e Marítimo, clube onde se tornou profissional em 2007. Jogou no clube insular até ao final do seu contrato, mudando-se para o FC Porto, como jogador livre e a custo zero, na época de 2011/12.

Assim, aos 23 anos, assinou com o FC Porto, um compromisso válido para 5 anos, com uma clausula de rescisão de 30 milhões de euros.

Extremo direito de raiz, Djalma é um jogador veloz, capaz de oferecer profundidade ao ataque, bem como de movimentos interiores. É um jogador que recebe bem e consegue rodar até à baliza, arrastando indirectamente os colegas para as zonas subidas. Tacticamente disciplinado, constante e versátil, sabe defender quando a equipa disso necessita, sabe ocupar os espaços e a regularidade é uma das suas melhores características. Aparece frequentemente em zonas de remate, onde emerge o seu ponto mais fraco, a pontaria, razão pela qual faz menos golos do que realmente deveria, em função das oportunidades que desperdiça.

A sua estreia oficial com a camisola portista aconteceu em 19 de Agosto de 2011, no Estádio do Dragão, frente ao Gil Vicente, na 2ª jornada da Liga Zon Sagres, quando aos 72 minutos entrou a render Silvestre Varela, num jogo que terminou com a vitória dos azuis e brancos por 3-1.

O extremo angolano teve sempre algumas dificuldades para esconder a sua timidez. O peso da camisola parecia afectá-lo, nunca permitindo que as suas inegáveis qualidades emergissem em todo o seu esplendor, negando-lhe a possibilidade de se tornar tão indiscutível como na sua selecção.

Não convenceu o treinador Vítor Pereira a ficar no plantel e depois de ter sido utilizado ainda na final da Supertaça Cândido de Oliveira, em 11 de Agosto de 2012, frente à Académica de Coimbra, em Aveiro, entrando aos 57 minutos a render Defour, acabou emprestado ao Kasimpasa SK, clube que acabara de subir ao escalão principal do campeonato turco, em 2011, com o objectivo de jogar com maior frequência e ganhar assim o ritmo competitivo para um regresso de sucesso.

Enquanto jogador do FC Porto, Djalma participou em 20 jogos, 3 dos quais durante os 90 minutos e concretizou 3 golos, conforme quadro estatístico que se segue:








Palmarés ao serviço do FC Porto:
1 Campeonato nacional (2011/12)
2 Supertaças Cândido de Oliveira (2010/11 e 2011/12)
















































(Continua)

Fontes: Worldfootball.net; Transfermarkt.co.uk; Angola24horas.com; Footballdatabase.com; ZeroZero.pt; FAF-Federação Angolana de Futebol; Orange África Cup of Nations, Sapo Desporto; Girabola.com; Angola Press e Base de dados actualizada de Rui Anjos)

Sem comentários:

Enviar um comentário