segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

INTERNACIONAIS PORTISTAS (ESTRANGEIROS) - PARTE XLVI












David Addy - Internacional E46: Envergou a camisola da Selecção nacional do Gana por 6 ocasiões (1 pelo Randers FC, 1 pelo FC Porto, 3 pela Académica e 1 pelo V. Guimarães). A sua estreia pela equipa principal do seu país aconteceu em 15 de Outubro de 2008, em Bloemfontein, no jogo amigável entre as selecções da África do Sul e do Gana, que terminou com a vitória dos Bafana-Bafana, por 2-1.

Enquanto jogador do FC Porto voltaria à selecção principal, para concretizar a sua 2ª internacionalização, em 3 de Março de 2010, em Sarajevo, para mais um jogo amigável, agora entre  a Bósnia-Hezgovina e o Gana, com nova derrota, por 2-1.

David Addy, já depois de se ter estreado na selecção principal, sagrou-se campeão mundial de Sub-20, na edição de 2009, cuja fase final se disputou no Egipto e que decorreu entre Setembro e Outubro desse ano. Addy participou em todas as partidas (7), disputando a final com o Brasil, depois de se ter qualificado no Grupo D, com os resultados parciais de 2-1, contra o Uzbequistão, 4-0 contra a Inglaterra e 2-2 contra o Uruguai. Na fase seguinte, eliminou a África do Sul, por 2-1 após prolongamento, a Coreia do Sul, por 3-2 e a Hungria pelo mesmo resultado. A final frente ao Brasil teve de ser decidida na marcação das grandes penalidades, já que o empate sem golos se manteve até ao final do prolongamento. Os africanos concretizaram 4 contra 3 dos brasileiros.

Natural de Prampram, cidade ganesa que se situa a cerca de 60 km da capital Accra, Addy iniciou a sua carreira no SC Adelaide, onde actuou durante duas temporadas. Em 2004 transferiu-se para o Inter Allies FC e em Julho de 2007 assinou contrato com o Wa All Stars FC, da sua terra natal onde permaneceu até Junho de 2008. O Randers FC, da Dinamarca foi o seu destino seguinte, permitindo-lhe actuar no campeonato principal. Nessa época foi distinguido com o prémio do melhor jogador jovem do ano, do seu país.

No dia 1 de Fevereiro de 2010, em cima do fecho do mercado de Inverno europeu, Addy, já campeão mundial Sub-20, com apenas 19 anos, transferiu-se para o FC Porto, assinando um contrato de 3 temporadas e meia, tendo custado aos cofres portistas a quantia de 800 mil euros.

Defesa lateral esquerdo, jovem, com grande margem de progressão, alto, forte, rápido e com capacidade para jogar no meio-campo, foram as qualidades valorizadas pelo «Scouting» portista que o observou durante o Mundial Sub-20.

Chegou ao Dragão para ser suplente  de Álvaro Pereira e por isso não teve grandes oportunidades para jogar. A sua estreia oficial com a camisola do FC Porto aconteceu a 14 de Abril de 2010, no Estádio portista, frente ao Rio-Ave, em jogo de 2ª Mão das meias-finais da Taça de Portugal, com vitória azul e branca por 4-0, que acabaria curiosamente por ser o único ao serviço dos dragões.

Com o «palito» em grande momento de forma, o ganês apenas surgiu episodicamente no banco dos suplentes (6 jornadas do Campeonato, 1 jornada da Taça da Liga e na final da Taça de Portugal), sem ser utilizado, pelo que, na época seguinte (2010/11), André Villas Boas o mandou rodar na Académica de Coimbra, onde teve ensejo de jogar com regularidade e assim voltar à selecção.

Regressou ao Dragão para fazer a pré-época, com Vítor Pereira, mas voltou a ser emprestado em Agosto de 2011, desta vez ao clube grego do Panetolikos, onde jogou as 30 jornadas do campeonato helénico.

Esta época de 2012/13, voltou a fazer a pré-temporada, mas, sem espaço no plantel, foi  dispensado definitivamente, assinando contrato por duas temporadas com o Vitória de Guimarães.

Palmarés ao serviço do FC Porto:
1 Taça de Portugal (2009/10)































(Continua)
Fontes: Transfermarket, Worlfootball, Futebol 365 e Base de dados de Rui Anjos

1 comentário: