domingo, 30 de dezembro de 2012

«BOMBA» DE MOUTINHO EVITA DERROTA

















FICHA DO JOGO
























(Clicar no quadro para ampliar)

Definitivamente a pausa de Natal não é benéfica para a equipa do FC Porto! Mais uma vez, os campeões nacionais, após a referida paragem, não foram capazes de apresentar o futebol  que está ao seu alcance e, em consequência, apenas conseguiu evitar a derrota já perto do termo da partida.

Frente a uma equipa bem organizada defensivamente e perigosa no contra-ataque, os Dragões sentiram grandes dificuldades em explanar o seu jogo apoiado, especialmente porque a falta de qualidade de passe influenciou negativamente, principalmente as acções ofensivas, beneficiando assim o trabalho de quem defende.

Futebol inconsistente, lento, previsível e com elevada falta de criatividade, foram as características apresentadas pelos azuis e brancos, que a equipa da casa soube explorar, tirando o melhor proveito, para construir o resultado que mais lhe convinha, a vitória, que só deixou escapar nos últimos minutos da partida.

O FC Porto até entrou melhor, dando a ideia de querer resolver cedo o jogo, mas foi Sol de pouca dura. A falta de inspiração aliada aos defeitos referidos, acabaram rapidamente por dissipar tal perspectiva, agravada pelo golo inaugural, de livre directo, superiormente marcado pelo «carrasco de serviço» Steven Vitória, curiosamente um central das escolas portistas que «molha a sopa», quase sempre quando se cruza com o clube formador.

Os campeões nacionais não estremeceram e reagiram bem ao golo, ainda que mantendo os defeitos apontados. Chegaram à igualdade por Jackson Martinez, que cabeceou um cruzamento largo de Moutinho, beneficiando da saída em falso do guardião estorilista.




















Apesar do domínio portista, o Estoril trocava melhor a bola e o seu futebol parecia mais fluído, com a defensiva portista sempre atenta a resolver.

Para o segundo tempo, Vítor Pereira deixou o avançado colombiano nos balneários, alegadamente por precaução. Sem ponta de lança de raiz, os portistas continuaram mais ofensivos mas também menos eficazes. Kelvin desperdiçou um golo quase certo, ao cabecear à vontade e enquadrado com a baliza, para fora!

Dez minutos depois, mais uma contrariedade. Num lance aparentemente inofensivo Otamendi não conseguiu evitar jogar com o braço, dentro da área e, mais uma Vez Steven Vitória, não perdoou, da marca da grande penalidade, já depois de Helton ter sido chamado a duas enormes intervenções para adiar a vantagem dos da casa.

O treinador portista, sem grandes opções, introduziu Atsu e Sebá, e foi em desespero que o FC Porto chegou de novo ao empate.

João Moutinho, do meio da rua, desferiu um remate forte e colocado, não dando quaisquer tipo de hipóteses de defesa, evitando assim uma derrota que chegou a pairar nas hostes azuis e brancas.



















A decisão final, relativamente à qualificação, ficou adiada para a ultima jornada, frente ao Vitória de Setúbal, que divide o comando com os mesmos pontos (4), mas em desvantagem em função do maior número de golos marcados pelo FC Porto (4 contra 3). 

Numa exibição algo pálida, destaque para o desempenho de Alex Sandro, para mim o atleta portista mais pendular e para a importância dos golos de Jackson e Moutinho.

1 comentário:

  1. Bom dia,

    Ontem o FC Porto, como é tradição, teve muitas dificuldades no terreno do Estoril.

    Sem velocidade na primeira fase de construção e criatividade na definição de jogadas ofensivas, tivemos imensas dificuldades para almejar a baliza adversária. Foi a escassos espaços, quando a velocidade apareceu que criámos algumas chances de golo.

    O empate foi justo pelo que o Estoril e FC Porto jogaram.

    Ficou patente a falta de soluções no centro de ataque e alas da nossa equipa.

    Acabamos por empatar o jogo num fantástico pontapé do mais esclarecido elemento em campo: João Moutinho.

    Só dependemos de nós para seguir em frente na competição, para tal basta vencer o Setúbal no Dragão, e assim acredito que sucederá.

    Hoje fala-se que Izmailov será trocado por Kadu e Miguel Lopes.
    Espero que seja mais uma invenção do Rascoid, pois esta seria uma péssima troca para nós.

    Penso que Quaresma encaixaria como uma luva nesta equipa. Trata-se de um jogador criativo e que não necessita de tempo de adaptação.

    Kléber não tem sido solução credível para a frente de ataque, pelo que a contratação de um ponta de lança seria uma mais valia para o grupo.

    Os próximos dias poderão trazer novidades.

    Última nota para o péssimo trabalho que a TVI presta a esta competição.
    Jornalistas completamente parciais, um Fernando Correia completamente desorientado, que a tudo que era jogador negro de azul e branco apelidava de Jackson Martinez. Enfim ...

    Que o próximo ano a nível desportivo seja como o transacto, com muitos sucessos.

    Desejo a todos um novo ano de muita saúde e felicidade.

    Abraço

    Paulo

    pronunciadodragão.blogspot.pt

    ResponderEliminar