segunda-feira, 29 de outubro de 2012

INTERNACIONAIS PORTISTAS (ESTRANGEIROS) - PARTE XXXVIII












Kazmierczak - Internacional E38: Vestiu a camisola da Selecção nacional da Polónia por 9 ocasiões (3 pelo MKS Pogon SSA, 5 pelo Boavista FC e 1 pelo FC Porto). A sua estreia aconteceu em 22 de Abril de 2005, em Chicago, num jogo amigável entre as selecções do México e da Polónia, cujo resultado terminou com um empate, por 1-1.

Enquanto atleta do FC Porto voltaria a envergar a camisola principal do seu país, para concretizar a sua 9ª e, até ver, última internacionalização, em 17 de Outubro de 2007, em Lodz, em jogo amigável que pôs em confronto a equipa da Polónia e da Hungria, que terminou com a vitória magiar, por 1-0.

Kazmierczak que já tinha sido campeão europeu Sub-18 com a selecção polaca da categoria, no Euro/2001, disputado na Finlândia, não foi muito utilizado na selecção principal, limitando a sua participação a alguns jogos amigáveis e a 4 jogos que serviram para ajudar o seu país a qualificar-se para a fase final do Euro/2008, na Áustria/Suíça, para a qual acabaria por não ser escolhido.

Natural de Leczyca, cidade da província de Lodz, na Polónia, iniciou o seu percurso futebolístico nas escolas de formação do LKS Lodz. Viria a estrear-se como jogador profissional, em Julho de 2000, ao serviço do modesto clube polaco, o Piotrcovia, tendo também representado o Górnik Leczna, antes de se transferir, em Julho de 2003 para o Pogon. Neste clube de Szczecin, o médio-centro haveria de fazer três temporadas de grande qualidade, somando 72 jogos e 10 golos, conseguindo inclusivamente a estreia na selecção nacional principal da Polónia.

Chegou a Portugal para representar o Boavista FC, no Verão de 2006, por empréstimo, assumindo-se como uma das figuras preponderantes do conjunto axadrezado. O seu bom desempenho logo despertou a cobiça dos «grandes» do futebol português e quando tudo indicava que iria assinar pelo Benfica, aconteceu um surpreendente volte-face, que se tornou já num clássico do futebol português, dada a frequência, com o jogador a optar pelo FC Porto, que na impossibilidade de contratar o bracarense Andrés Madrid, primeira escolha do treinador Jesualdo Ferreira, entrou na corrida pelo polaco, atleta menos combativo, mas com maior capacidade de passe e de concretização, para além de mais versátil, pois apresentava capacidades para fazer qualquer posição a meio-campo.

Nos Dragões, embora ligado contratualmente por 3 temporadas, o internacional polaco só fez parte do plantel portista na sua primeira época (2007/08), onde nunca conseguiu mostrar todas as qualidades que justificaram a sua contratação, acabando por participar apenas em 19 jogos (11 CN, 5 TP, 1 TL, 1 ST e 1 CE), 9 dos quais como titular. Estreou-se oficialmente com a camisola do FC Porto, em 26 de Setembro de 2007, no Estádio Municipal de Fátima, contra o Grupo Desportivo local, em jogo da Taça da Liga, em que os Dragões foram eliminados. A sua participação de azul e branco garantiu-lhe a concretização de um golo, conseguido na Sertã, dos quatro com que o FC Porto eliminou o Sertanense da Taça de Portugal.

A sua pouca utilização aliada à incapacidade manifesta para se impor no plantel, provocaram o seu emprétimo na época imediata (2008/09), ao clube inglês do Derby County, do segundo escalão do futebol de Sua Majestade, onde acabou por ser mais regular, participando em 22 jogos do campeonato (12 como titular e 10 como suplente).

Regressou a Portugal em Julho de 2009, depois de ter rescindido o contrato que o ligava ao FC Porto, para assinar pelo Vitória de Setúbal, onde conseguiu melhorar de algum modo as suas performances. Pelos sadinos, o médio polaco participou em 30 jogos (28 CN e 2 TL), 22 dos quais como titular.

Em Agosto de 2010 voltou ao seu país natal para representar o Slask Wroclaw, com quem tem acordo até Junho de 2013.

Palmarés ao serviço do FC Porto:
1 Campeonato Nacional (2007/08)


(Continua)
Fontes: European Football National Team Matches e base de dados de Rui Anjos



Sem comentários:

Enviar um comentário