segunda-feira, 3 de setembro de 2012

INTERNACIONAIS PORTISTAS (ESTRANGEIROS) - PARTE XXX


Giorgos Seitaridis - Internacional E30: Envergou a camisola da Selecção nacional da Grécia por 72 vezes (30 pelo Panathinaikos, 11 pelo FC Porto, 8 pelo Dínamo de Moscovo e 23 pelo Atlético de Madrid). Fez a sua estreia em 13 de Fevereiro de 2002, em Tessalónica, no jogo amigável entre a Grécia e a Suécia, com um empate a dois golos.

Enquanto jogador do FC Porto, voltou à selecção para concretizar a sua 25ª internacionalização, em 18 de Agosto de 2004, em Praga,  no amigável Rep. Checa-Grécia que terminou sem golos.

A sua facilidade de subir no corredor direito, apoiando o ataque, bem como a sua capacidade defensiva em auxilio dos defesas centrais, aliados à sua juventude e boa estatura, fez dele um elemento importante da sua selecção, quer na campanha de qualificação como na fase final do EURO/2004, jogado em Portugal, em que a Grécia se viria a sagrar campeã, nessa final de tristes recordações para nós portugueses. Aliás, a equipa lusa cruzou-se por 4 vezes com Seitaridis de que resultou um saldo francamente negativo: 3 derrotas, duas das quais no EURO/2004 e um empate.

O defesa grego participou ainda nas fases finais do EURO/2008 e MUNDIAL/2010 e em toda a sua carreira na selecção marcou apenas um golo.

Natural do Pireu, cidade vizinha da capital Atenas, começou a sua carreira em 1997, no Pas Giannina, clube com o qual o atleta conseguiu acesso  à primeira Divisão grega. Quatro anos mais tarde o jogador foi contratado pelo Panathinaikos, clube que defendeu até 2004, em muito bom nível, contribuindo decisivamente para os títulos do Campeonato e Taça da Grécia.

As suas performances quer no clube como na Selecção, abriram-lhe novos horizontes, tendo o FC Porto sido mais célere que a forte concorrência, garantindo os seus serviços ainda antes do atleta se sagrar Campeão do EURO/2004.

Seitaridis chegou ao Porto em Julho de 2004, depois de assinar por três temporadas, a troco de 3 milhões de euros. Estreou-se oficialmente com a camisola portista em 20 de Agosto de 2004, no jogo da Supertaça, contra o Benfica, jogado no Estádio Cidade de Coimbra,  com vitória dos Dragões por 1-0. A época não poderia começar melhor, mas as convulsões que se seguiram, numa temporada completamente atípica dos Campeões nacionais e europeus em título acabaram por condicionar o seu fraco rendimento.

O defesa grego nunca foi capaz de se exibir com o nível que o notabilizou e por isso cumpriu apenas uma época, realizando 34 jogos (23 para o Campeonato Nacional, 1 para a Taça de Portugal, 1 para a Supertaça e 9 para as diversas Competições internacionais - Champions League, Supertaça Europeia e Taça Intercontinental). Face ao interesse manifestado pelo Dínamo de Moscovo para o ter na sua equipa, a troco de uma verba a rondar os 10 milhões de euros, o FC Porto libertou-o.

A sua experiência na Rússia também não foi das mais felizes. O atleta acusou falta de adaptação às diferenças culturais e de clima, deixando a equipa depois de apenas uma temporada, transferindo-se para o futebol espanhol, onde defendeu a camisola do Atlético de Madrid.

No final de 2007 o jogador sofreu uma lesão no tendão de Aquiles que o deixou afastado dos relvados durante seis longos meses. Após o seu regresso à competição foi fustigado por uma sucessão de outras pequenas contusões, acabando dispensado em Maio de 2009, um ano antes do fim do seu contrato.

Em Setembro de 2009, Seitaridis assumiu compromisso de 4 anos com o Panathinaikos, num regresso feliz, onde reencontrou ex-companheiros do EURO/2004, recuperando física e animicamente, contribuindo com papel de destaque nas eliminatórias para o Mundial/2010, na África do Sul.

Palmarés ao serviço do FC Porto:
1 Taça Intercontinental (2004)
1 Supertaça Cândido de Oliveira (2004/05)

(Continua)
Fontes: European Football National Teams Matches; Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar

Sem comentários:

Enviar um comentário