domingo, 12 de agosto de 2012

TETRA EM RITMO DE CHA CHA CHA!

FICHA DO JOGO
(Clicar no quadro para ampliar)

O FC Porto entrou a época de 2012/13, como saiu, ou seja a ganhar mais um troféu para o seu rico e incomparável historial, de entre os clubes portugueses.

Trata-se da 19ª Supertaça Cândido de Oliveira conquistada em 34 edições e a quarta consecutiva, feito inédito no futebol lusitano.

O adversário, a Académica de Coimbra bateu-se galhardamente para travar o favoritismo portista e só baqueou em cima do final do encontro quando já toda a gente esperava pelo prolongamento. Seria afinal um castigo demasiado severo para uma equipa que tudo fez para vencer a partida desde o apito inicial do árbitro da partida.

Os Campeões nacionais tiveram o controlo e o comando das operações quase todo o jogo, perdendo apenas algum ascendente na parte final da 1ª parte e em alguns raros momentos da segunda. De resto, as mais flagrantes oportunidades de golo pertenceram por inteiro aos Dragões que foram para os balneários com uma igualdade injusta, depois de desperdiçarem três boas ocasiões para marcar, tendo como protagonistas James Rodríguez, Atsu e Otamendi (na mesma jogada) e Mangala.

Na segunda parte o FC Porto foi ainda mais acutilante e logo no primeiro minuto Jackson falhou por pouco. Os estudantes procuravam a todo o custo organizar-se na defensiva, incomodando cada vez menos o último reduto portista.

Quando já poucos acreditavam ser possível evitar o prolongamento, face à repetida ineficácia no remate dos Campeões nacionais, eis que, em cima do minuto 90, Miguel Lopes cruzou para a área adversária onde acorreu Jackson Martinez que se elevou mais alto a cabecear com êxito para as redes estudantis. Estava feito o resultado e garantido mais um título para o melhor Clube português.

Não foi uma exibição exemplar, mas o FC Porto justificou em pleno esta vitória, porque foi sempre superior em todos os capítulos do jogo. Pecou pela falta de eficácia e teve alguns momentos de falta de ligação, com problemas de penetração, alguma dificuldade na recepção da bola e sobretudo muita indefinição dos lances.

Destaques positivos para Fernando, quase sempre bem, para Moutinho que só entrou na segunda parte e logo pegou na batuta e para Jackson Martinez, especialmente pelo golo importante que marcou.

Menos brilhantes estiveram Atsu, Defour, Lucho e James Rodríguez.

4 comentários:

  1. Um lindo final feliz, que é o que interessa. Começo em Grande e agora venha o campeonato!


    19ª Supertaça para o F. C. Porto, com golo de estreia à Jackson…!

    http://memoriaporto.blogspot.pt/2012/08/19-supertaca-para-o-f-c-porto-com-golo.html

    ResponderEliminar
  2. Excelente análise e a primeira vitória da época a juntar a tantos dados estatísticos que só o FC Porto obtém.
    E mais umapeculiaridade: o FC Porto disputou as últimas 7 Supertaças Nacionais. 7 finais seguidas! Ninguém se pode gabar do mesmo. Das 7 os Dragões ganharam 5 e perderam 2.

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  3. Sem brilho, mas com justiça, conquistamos a 19ª Supertaça, 4ª consecutiva, um feito inédito. Nesta altura, sem alguns jogadores e com o mercado aberto, com tudo o que isso significa, o mais importante é ir ganhando. As próximas semanas dirão muito do que será o Porto em 2012/2013...

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Bom dia,

    Ontem não fizemos um jogo brilhante e conseguido.

    Tivemos a capacidade de controlar o adversário, que apenas teve bola junto da nossa área nos minutos finais do primeiro tempo, e que nada vez em termos atacantes, remetendo-se a defender atrás da linha da bola.

    Dominamos o adversário sem contudo ser objectivos. O nosso trio de meio campo mostrou-se muito estático e sem ideias. James ia tentando encontrar espaços,e Atsu tentava desequilibrar sem sucesso.

    Desta forma Jackson era obrigado a sair da área e procurar jogo sem sucesso, pois apesar de ter boa técnica e combinar bem, pela sua fisionomia não tem capacidade de explosão para a baliza.

    Continuo sem perceber VP que coloca Lucho demasiado adiantado no miolo. Lucho é uma mais valia a partir uns metros à frente de Fernando e a construir e lançar longo.

    Miguel Lopes ontem não foi o lateral que precisávamos, não deu profundidade ao corredor e quando deu resultou em golo. Tem de ganhar confiança e assumir o corredor.

    Maicon, Otamendi e Helton foram seguros e tiveram bem.

    Mangala na minha opinião foi o melhor em campo. Tinha Marinho pela frente e marcou-o bem, dobrou muitas vezes ao meio e ainda atacou.

    A partir da entrada de Moutinho, a equipa ganhou mais ritmo e dinâmica e o golo surgiu justamente, pois não merecíamos o prolongamento.

    Foi bonita a festa da família Portista nas bancadas e o fairplay dentro e fora de campo.

    Foi o 72º. titulo para o melhor clube português, aqui e além mar.

    Abraço e bom domingo

    Paulo

    pronunciadodragao.blogspot.pt

    ResponderEliminar