segunda-feira, 13 de agosto de 2012

INTERNACIONAIS PORTISTAS (ESTRANGEIROS) - PARTE XXVII


Fredrik Soderstrom - Internacional E27: Representou a Selecção nacional principal da Suécia por 5 vezes (2 pelo VSC Guimarães e 3 pelo FC Porto). A sua estreia realizou-se a 2 de Junho de 1998, em Gotemburgo, no jogo amigável Suécia-Itália, com resultado favorável aos escandinavos, por 1-0.

Enquanto jogador do FC Porto voltaria à selecção para concretizar a sua 3ª internacionalização, em 15 de Agosto de 2001, no jogo amigável Suécia-África do Sul, disputado e Solna, com nova vitória por 3-0.

A carreira deste atleta ao serviço da Selecção foi tão curta que não teve oportunidade de realizar qualquer jogo de carácter oficial e, por consequência, nunca ter estado presente  nos eventos mais importantes da modalidade.

Natural de Ludvika, cidade sueca muito próxima da capital Estocolmo, começou a sua carreira profissional no humilde clube IK Brage, que representou entre Janeiro de 1993 a Junho de 1996.

Aterrou no aeroporto de Pedras Rubras no ano de 1996, sem pompa nem circunstância, dado que o seu destino era o Vitória de Guimarães, sendo na cidade berço que começou a explanar as suas qualidades durante 5 temporadas até despertar o interesse dos responsáveis portistas que o contrataram em Julho de 2001.

De azul e branco vestido, estreou-se sob a orientação técnica de Octávio Machado, em 25 de Julho de 2001, frente ao Berry Town, no Estádio das Antas, em jogo da 1º mão da 2ª pré-eliminatória de apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões, cujo resultado se cifrou numa goleada por 8-0, tendo o médio sueco apontado o 4º golo, aos 42 minutos da primeira parte. Soderstrom participou em 40 jogos (24 CN, 3 TP, 1 ST e 12 Competições Europeias) e foi autor de dois golos, tudo isto na sua primeira época de contrato, com dois treinadores (Octávio Machado e José Mourinho).

Apesar de um rendimento aceitável, não coube no plantel definido pelo «Special One» nas épocas seguintes, tendo sido emprestado sucessivamente ao Standard de Liége (2002/03), , SC Braga (2003/04) e ao Estrela da Amadora (2004/05), até rescindir com o FC Porto.

Em Janeiro de 2005 foi jogar para Espanha, onde representou clubes da 2ª e 3ª Divisões, primeiro o Córdoba e mais tarde o Lanzarote, regressando  ao seu país natal em Julho de 2008 para representar o Hammarby, clube onde encerrou a sua carreira em 2010.

Palmarés ao serviço do FC Porto: 
1 Supertaça Cândido de Oliveira (2001/02)

(Continua)
Fontes: European Football National Teams Matches e Almanaque do FC Porto de Rui Miguel Tovar

Sem comentários:

Enviar um comentário