sábado, 14 de julho de 2012

VITÓRIA FELIZ NO 2º JOGO/TREINO

O FC Porto terminou o seu estágio na Suíça com uma vitória frente à equipa francesa do Evian, 9º classificado do campeonato francês, da época passada.

Vítor Pereira escalonou um onze titular um pouco diferente daquele que utilizou no jogo anterior. Djalma surgiu como defesa direito e do outro lado actuou Mangala. James Rodríguez, à direita e Christian Atsu na ala esquerda formaram com Kléber o trio de avançados.

Foi uma primeira parte calma onde se notou algum desgaste provocado pelo trabalho diário intenso, muito característico dos princípios de época.

A equipa voltou a evidenciar falta de velocidade e alguma dificuldade nas acções ofensivas. Os passes transviados e perdas de bola foram uma constante, notando-se uma clara falta de adaptação dos improvisados defesas laterais. James, ainda longe da melhor forma, perdeu-se em excessos a Atsu não demonstrou o mesmo fulgor, ainda que tenha saído dos seus pés os lances mais vistosos. Defour, por duas vezes, Atsu, James e Maicon criaram algum perigo junto da baliza contrária, mas Helton também teve de se aplicar em duas ou três ocasiões.

No segundo tempo, Iturbe e o guarda-redes Fabiano (ex-Olhanense), surgiram nos lugares de Atsu e Helton, respectivamente. O recente reforço portista começou logo a brilhar ao impedir o golo dos franceses, quando M´Madi surgiu na cara do golo. Foi ele, aliás, o homem do jogo, com mais duas intervenções de elevada dificuldade, numa altura em que as substituições em massa descaracterizarem a equipa, desorganizando-a e tirando-lhe consistência. Passou a ser um jogo aos repelões, mal jogado, obrigando o guardião portista a trabalho aturado para garantir a inviolabilidade das suas redes.




Já muito perto do final do encontro, Maicon, na marcação de um livre directo, fez funcionar o resultado, com uma execução soberba. A bola sobrevoou a barreira descrevendo um arco que deixou o guarda-redes contrário pregado ao relvado, quase sem reacção. Um dos poucos bons momentos deste treino.






Hije a equipa apresentou-se de forma geral amorfa, as individualidades muito apagadas, quiçá a acusar a carga a que têm sido submetidos, pelo que me parece injusto fazer considerações às performances individuais.


No entanto, não posso deixar de questionar a utilidade das substituições à molhada, sem aparente critério. Que ilações se poderão tirar deste tipo de planeamento. Como mero espectador, parecem-me mais prejudiciais do que benéficas. A equipa perde coesão, consistência e sem elas dificilmente os novatos, por mais qualidade que possuam, tendem a passar uma imagem contrária. Mas quem sou eu para duvidar deste tipo de trabalho?


Ficha do jogo:


Evian 0 FC Porto 1


Jogo particular de preparação


Palco do jogo: Stade Boute de Lac, em Le Bouveret, Suíça
Data e hora do jogo: 14 de Julho de 2012, às 18:15 h
Árbitro: Sandro Schrarer - Suíça
Assistência: 4.869 espectadores


Evian: Laquait (Durand 45'); Mbarqui (Wass 61'), Angoula, Cambon, Ehret, LAcou, Sorlin, Thomasson, M'Madi, Bugne e Sagbo.


Outros suplentes utilizados: Andersen, Madaglia, Douline, Rabiu, Dhaouadi, Baouia e Khelifa.


Treinador: Pablo Correa


FC Porto: Helton (Fabiano 45'); Djalma (David 59'), Maicon, Otamendi e Mangala; Fernando (Mikel 64'), Defour (Castro 59') e Lucho Gonzalez (Pedro Moreira 64'); James Rodríguez (Kelvin 64'), Kléber (Marc Janko 59', Kléber 84') e Christian Atsu (Iturbe 45').


Suplente não utilizado: Kadú


Treinador: Vítor Pereira


Ao intervalo: 0-0
Marcador: Maicon (87')
Acção disciplinar: Cartões amarelos para Sagbo (16'), James Rodríguez (47') e Mbaeki (48').


Próximo jogo: FC Porto-Celta de Vigo, dia 21 de Julho, em Viseu.

Sem comentários:

Enviar um comentário