domingo, 22 de julho de 2012

JOGO/TREINO PARA ACERTAR AGULHAS

Os campeões nacionais prosseguem em bom ritmo a fase de preparação para a nova época. Desta vez, frente à equipa espanhola do Celta de Vigo, de regresso ao escalão principal, O FC Porto pôs à prova a qualidade do trabalho que tem vindo a desenvolver nestas três semanas de intensa preparação. 

Ainda sem os internacionais (Rolando, João Moutinho, Silvestre Varela, Miguel Lopes, Danilo, Alex Sandro e Hulk), Vítor Pereira voltou a apresentar, no muito mal tratado relvado visiense, do estádio do Fontelo, uma equipa com defesas laterais adaptados (Djalma e Mangala), muito parecida com a que começou o jogo anterior, na Suíça frente ao Evian, desta vez com Fabiano em vez de Helton.

Tratou-se de um jogo/treino que, para ser mais exacto, acabou por ser mais um treino/jogo, ou seja, trinta minutos de treino, os primeiros, jogados num ritmo lento, quase sem progressão e consequentemente com ausência de remates e jogadas perigosas. Talvez o calor e o estado do relvado tenham contribuído para este verdadeiro bocejo.

A partir da meia hora, o Sol pôs-se e a determinação tomou conta dos atletas azuis e brancos que começaram finalmente a encarar este treino como um jogo. 

James Rodríguez, aos 34' deu o lamiré com um potente remate de pé esquerdo que o guardião galego sacudiu com dificuldade; aos 39' foi Djalma a fazer um túnel ao defesa, caminhar para a baliza, descaído pela direita e a rematar com força, com o guarda-redes novamente em dificuldades e finalmente Christian Atsu, por duas vezes, conduziu a bola com perigo, até à área espanhola mas em ambas as ocasiões a defesa contrária acabou por resolver in-extremis.

Depois do intervalo Bracali surgiu na baliza dos campeões nacionais que entraram a todo o gás. Aos 50' Atsu esteve perto de facturar, quando surgiu pela esquerda, rematou de forma a bater o guarda-redes Javi Varas, mas o remate saiu fraco permitindo a intervenção de um defesa quase em cima da linha, evitando o golo que o FC Porto já merecia.

Quatro minutos depois, Vítor Pereira mexeu mais uma vez na equipa. Atsu e Kleber deram os seu lugares a Kelvin e Jackson Martinez, respectivamente.

Aos 66', numa jogada de combinação muito bem delineada o FC Porto chegou à vantagem. Troca de bola entre James e Jackson, na zona central da área, com o extremo colombiano a servir Lucho, com um toque de calcanhar soberbo, que o argentino aproveitou para rematar e transformar em golo.

Entretanto as substituições foram-se processando em catadupa, como geralmente tem acontecido neste tipo de jogos. Foi então que surgiu Kelvin que com a sua irreverência e velocidade obrigou um defesa contrário a fazer uma falta grosseira para o parar. Maicon, a mais de 25 metros, cobrou de forma irrepreensível. A bola descreveu um arco e foi-se anichar nas redes da baliza, sem qualquer hipótese de defesa. Espectacular! Parece que está descoberto finalmente um especialista de bolas paradas. É já o 3º que o defesa brasileiro concretiza com grande qualidade, nesta fase de preparação.

Mas o melhor do espectáculo ainda estava para chegar. Iturbe, a quem alguns chamaram de «mini-Messi» quis fazer jus a essa alcunha. Vai daí, pegou na bola, ligou o turbo, arrancou para a baliza e em «slalon», foi passando por quem lhe apareceu na frente, um, dois, três e ainda teve força e discernimento para colocar a bola por debaixo do corpo do guardião galego. Grande golo!


O resultado estava feito. Ainda houve tempo para mais algumas substituições.

O FC Porto, continua vitorioso nesta fase de preparação, o que nem sequer é o mais importante. A equipa tende a melhorar gradualmente, sendo agradável verificar a qualidade de alguns candidatos que lutam por um lugar no plantel. Nem todos poderão ficar, como é óbvio. 

Ficha do jogo:

FC Porto 3 Celta de Vigo 0

Jogo particular de preparação

Palco do Jogo: Estádio do Fontelo - Viseu
Data e hora do jogo: 21 de Julho de 2012, às 19:45 h
Árbitro: Carlos Xistra - Castelo Branco

FC PORTO: Fabiano (Bracali 45'); Djalma (Sereno 63'), Maicon, Otamendi (Mikel 81') e Mangala, Fernando (Castro 63'), Defour (David 81') e Lucho Gonzalez (Pedro Moreira 70'); James Rodríguez (Iturbe 70'), Kléber (Jackson Martinez (54') e Christian Atsu (54').

Suplente não utilizado: Kadú

Treinador: Vítor Pereira

CELTA DE VIGO: Javi Varas (Sérgio 45'); Tuñez (Hugo Mallo 45'), Jonathan Vila (Roberto Lago 45'), Bellvis (Catalá 45') e Jonny (Samuel 45'); Cabral (Bustos 45'), Natxo Insa (Alex Lopez 45') e Dani Abalo (Toni 45'); Bermejo (Joan Tomas 45'), De Lucas (Toni 45') e David (Jota 45').

Treinador: Francisco Herrera Lorenzo

Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Lucho Gonzalez (66'), Maicon (76') e Iturbe (79')
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Hugo Mallo (85')

Próximo jogo: Santa Clara - FC Porto, 25 de Julho




Sem comentários:

Enviar um comentário