segunda-feira, 23 de julho de 2012

INTERNACIONAIS PORTISTAS (ESTRANGEIROS) - PARTE XXV


Carlos Paredes - Internacional E25: Envergou a camisola da Selecção nacional principal do Paraguai por 74 vezes (29 pelo Olímpia Assuncion, 16 pelo FC Porto, 28 pelo Reggina Calcio e 1 pelo Sporting CP). Estreou-se em 29 de Março de 1998, em New Haven, no jogo amigável que colocou frente a frente as selecções da Colômbia e do Paraguai, com o resultado final a ilustrar um empate a uma bola. Enquanto jogador do FC Porto, voltaria a vestir a camisola da selecção nacional, para concretizar a sua 29ª internacionalização, em Assuncion, a 2 de Setembro de 2000, num jogo de qualificação para o Mundial de 2002, no Paraguai-Venezuela, que os paraguaios venceram por 3-0, com um golo da sua autoria.

Médio de elevadas capacidades, esteve presente em três fases finais dos Mundiais, mais concretamente no França/1998, no Coreia/Japão/2002 e no Alemanha/2006. Ao longo do seu percurso na selecção do Paraguai apontou 10 golos.

Natural de Assunção, capital do Paraguai, Paredes estreou-se como profissional no Olímpia Assuncion, clube mais representativo da sua terra natal, em 1995, vestindo a sua camisola durante cinco temporadas, sagrando-se campeão nacional por 4 vezes. A sua preponderância no seio da equipa permitiu-lhe o posto de capitão com a tenra idade de 20 anos.

Transferiu-se para o FC Porto na temporada de 2000/01, onde «pegou de estaca» assumindo desde a primeira hora um papel determinante no meio campo portista que emparceirou com Deco e Alenitchev.

Vestiu de azul e branco durante duas épocas, participando em 92 jogos (57 para o Campeonato Nacional, 7 para a Taça de Portugal, 3 para a Supertaça CO e 25 para as competições europeias), concretizando 7 golos. Estreou-se em 9 de Agosto de 2000, em Bruxelas, na 1ª mão da 3ª pré-eliminatória para a Liga dos Campeões, frente ao Anderlecht, jogando 56', sendo então substituído por Chainho.

As excelentes performances conseguidas de Dragão ao peito despertaram imediato interesse de outros emblemas europeus, dispostos a deixar nos cofres portistas uma valiosa maquia. Foi o Reggina, da Série A de Itália que mais valorizou este médio paraguaio e garantiu os seus serviços em troca de 4,8 milhões de euros, em Julho de 2002. Paredes permaneceu neste clube transalpino durante 4 épocas sem conseguir enriquecer o seu palmarés.

Regressou a Portugal para representar o Sporting CP, durante uma época e meia (de Julho/2006 a Janeiro de 2008), onde não foi tão eficaz, acabando por voltar ao seu país e ao seu clube de origem, o Olímpia Assuncion. Antes de encerrar a sua carreira neste clube, em 2012, passaria fugazmente  pelo Club Rubio e pelo Club Sportivo Luqueño.

Palmarés ao serviço do FC Porto: 
1Taça de Portugal (2000/01)
1 Supertaça CO (2001/02)
 


(Continua)
Fontes: Home of Football Statistics and Story; Fifa.com; Transfermarket.co.uk e Almanaque do FC Porto de Rui Miguel Tovar

Sem comentários:

Enviar um comentário