segunda-feira, 18 de junho de 2012

INTERNACIONAIS PORTISTAS (ESTRANGEIROS) - PARTE XX


Doriva - Internacional E20: Representou por 15 vezes a Selecção nacional principal do Brasil (8 pelo Atlético de Minas Gerais e 7 pelo FC Porto), com estreia a 27 de Abril de 1995, em Valência, num amigável entre o clube local e o Brasil, com vitória brasileira por 4-2. Enquanto jogador do FC Porto voltou à Selecção nacional para concretizar a sua 9ª internacionalização, em 7 de Fevereiro de 1998, em Los Angeles, na Gold Cup dos E.U.A., no jogo El Salvador-Brasil, que terminou com o resultado de 4-2, a favorecer a equipa canarinha.

Esteve presente no Mundial de 1998, sagrando-se vice-campeão do Mundo, depois do memorável confronto frente à França de Zidane.

Natural de Nhandeara, pequena cidade situada a 500 km de São Paulo - Brasil, iniciou a sua carreira de futebolista profissional no São Paulo, em 1991, que o emprestou para rodar em clubes como o Anapolina e Goiânia. Duas épocas depois, regressou mostrando outra desenvoltura e potencial, conquistando rapidamente lugar na equipa e no coração dos adeptos, ajudando o São Paulo a vencer a Taça dos Libertadores e a bater o AC Milan, por 3-2, na final da Taça Intercontinental, em Tóquio.

Depois de uma passagem fugaz, numa opção no mínimo surpreendente, pela 3ª Divisão do futebol brasileiro, em 1995, ao serviço da modesta equipa XV Novembro Piracicaba, Doriva regressou na mesma época ao escalão maior, para defender as cores do Atlético Mineiro. Foi neste clube que atingiu mais um dos seus grandes sonhos: representar a Selecção brasileira.

No início da temporada de 1997/98 transferiu-se para o FC Porto, onde foi inserido num meio campo portista de enorme qualidade, onde despontavam igualmente Zahovic e Deco, tornando-se num dos pilares da equipa portista que venceu o Campeonato nacional e a Taça de Portugal. Na temporada seguinte repetiu a conquista do Campeonato nacional a que juntou a vitória na Supertaça Cândido de Oliveira.

As suas exibições e capacidades geraram enorme assédio de emblemas europeus, dispostos a desembolsar a verba que o FC Porto exigia. Foi a Sampdória, de Itália, que se chegou à frente, na janela de mercado de Inverno de 1998, pagando aos Dragões cerca de oito milhões de dólares, o dobro do que tinha custado.

Em Itália esteve apenas uma época, seguindo para Espanha para vestir a camisola do Celta de Vigo, durante duas temporadas. Cumprindo o sonho de jogar nos melhores campeonatos do Mundo, em 2002/03 rumou a Inglaterra ingressando no Middlesbrough, clube onde se manteve durante quatro temporadas e onde conquistou a Taça da Liga, em 2004.

Na época de 2006/07 esteve dois meses ao serviço do Blackpool, até que regressou ao Brasil para defender as cores do América de São Paulo. Antes de terminar a carreira passaria ainda pelo Mirassol.

Uma arritmia cardíaca, detectada durante os exames médicos no Mirassol, antecipou o ponto final na sua carreira, aos 35 anos.

Palmarés ao serviço do FC Porto: 2 Campeonatos nacionais, 1 Taça de Portugal e 1 Supertaça Cândido de Oliveira.

(Continua)
Fontes: Arquivo da Selecção brasileira; Fifa.com

2 comentários:

  1. Apreciei muito este jogador brasileiro. Infelizmente esteve pouco tempo ao serviço do FC Porto.

    Continuação deste excelente trabalho que é um préstimo à história do nosso Clube.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Subscrevo totalmente o que diz o Fernando Moreira, também apreciava muito o Doriva e tive pena que tenha saído tão precipitadamente, acabando por não mais sertão feliz...

    Apesar de nem sempre comentar, como sabe sigo atentamente este trabalho, que muito me diz.

    Abraço
    Armando Pinto

    ResponderEliminar