quinta-feira, 31 de maio de 2012

RETROSPECTIVA - PARTE VII (ÚLTIMA)

COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS




UEFA


O FC Porto estreou-se nas competições internacionais, de nível oficial, na época de 1956/57, disputando a Taça dos Clubes Campeões Europeus, na altura exclusivamente destinadas aos campeões nacionais. A prova foi criada na época de 1955/56.

Durante algumas épocas as suas participações para além de irregulares em termos de assiduidade,  não passaram de autênticas aventuras que serviram apenas para ganhar experiência. 

Até que...
MAIO/1987 - ESTÁDIO DO PRATER - VIENA DE AUSTRIA

Na época de 1958/59 a UEFA criou outra prova, inicialmente destinada aos clubes europeus de cidades com feiras comerciais, designada de Taça das Cidades com Feiras. Os Dragões estrearam-se nesta prova em 1962/63, ainda sem grandes ambições.

Mais tarde surgiu a Taça dos Clubes Vencedores de Taças, criada pela UEFA em 1960/61. Esta prova foi desde logo considerada a 2ª mais importante por reunir os Campeões das Taças de cada país. Os azuis e brancos começaram a disputá-la na temporada de 1964/65.

A partir de 1971/72 a UEFA decidiu extinguir a Taça das Cidades com Feiras e substituiu-a pela Taça Uefa, nela participando os vice-campeões dos seus campeonatos. O FC Porto como vice-campeão representou Portugal nesta temporada.

Alguns anos depois:

MAIO/2003 - ESTÁDIO OLÍMPICO DE SEVILHA - ESPANHA

Só a partir de 1972 foi criada a Supertaça Europeia, que começou a ser disputada pelos vencedores da Taça dos Clubes Campeões Europeus e da Taça dos Clubes Vencedores das Taças. Os Dragões contam já com três participações e com um título.

Cá está ele:
JANEIRO/1988 - ESTÁDIO DAS ANTAS - PORTUGAL

Em 1992/93 a Taça dos Clubes Campeões Europeus passou a designar-se UEFA Champions League, disputada noutros moldes (pré-eliminatórias, fase de Grupos e fase final em eliminatórias até à final).

E nós... pimba!
MAIO/2004 - ESTÁDIO ARENA AUF SCHALKE - ALEMANHA

Em 1999 a Taça das Taças foi extinta e os vencedores das Taças passaram a disputar a Taça Uefa, que mais tarde se transformou na Liga Europa.

E nós não nos fizemos rogados:

MAIO/2011 - AVIVA STADIUM (DUBLIN ARENA) - REP. IRLANDA

FIFA


A Taça Intercontinental começou a ser disputada no ano de 1960 e foi criada para colocar frente a frente o Campeão Europeu e o Campeão Sul-Americano. Mas só a partir de 1980 esta prova conseguiu o patrocínio da Toyota, capaz de a tornar apetecível e interessante, passando desde então a ser disputada com regularidade e num só jogo, no país do patrocinador, o Japão. O FC Porto conta com duas participações e dois títulos.

Cá estão eles:
DEZEMBRO/1987 -ESTÁDIO OLÍMPICO TÓQUIO - JAPÃO
DEZEMBRO/2004 - ESTÁDIO INTERNACIONAL YOKOHAMA - JAPÃO

Esta prova transformou-se no Mundial de Clubes, desde 2005, reunindo os campeões das seis confederações continentais: CONMEBOL (América do Sul), CONCACAF (América do Norte, Central e Caribe), UEFA (Europa), CAF (África), AFC (Ásia) e OFC (Oceania), para além do campeão do país organizador.

No total, os Dragões somam 323 jogos disputados e 480 golos marcados.
Foram 118 os jogadores portistas que fizeram balançar as redes adversárias, com destaque para Radamel Falcao, o mais goleador de todos, com os seus 22 golos. Hulk é o portista do actual plantel, mais próximo, ocupando a 4ª posição, com 15 golos. Lucho Gonzalez, com 9 golos ocupa a 15ª posição e Rolando, com 4 golos a 44ª posição.

3 comentários:

  1. @ Rui

    sem chacota e/ou brincadeirinha parva:
    e que tal propor este trabalho hercúleo a uma editora?
    eu comprava um livro com todo este manancial de informação sobre o nosso clube do coração sem pestanejar.

    muitos parabéns!
    está excelente!

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelos elogios. Vou pensar nisso...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Como já tinha manifestado, belo trabalho!

    Sou da opinião do Rui: impõe-se um "book". Força, amigo!

    Abraço.

    ResponderEliminar